O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, localizada no Vale do Ribeira entre os municípios de Juquiá, Tapiraí e Miracatu (SP) e administrada pela gestora de ativos ambientais Reservas Votorantim, passa a partir de agora a oferecer atividades de ecoturismo. Grupos de até 20 pessoas, poderão observar aves, praticar canoagem pelas águas do Rio Juquiá ou ainda fazer uma trilha de bicicleta pela vegetação da Mata Atlântica. Também é possível agendar aos grupos, rotas de turismo científico e estudo do meio ambiente, além de diversos cursos oferecidos regularmente.

As atividades são orientadas por empresas especializadas nas práticas esportivas e realizadas com agendamento prévio. O controle tem como objetivo conservar a área e o habitat dos animais e áreas de vegetação rara. A Reserva de 31 mil hectares tem 75% de sua extensão totalmente intocada, possibilitando a identificação de mais de 20 mil espécies vegetais e animais, como o macaco-muriqui – o maior macaco das Américas – a onça-parda, o cachorro-vinagre e a anta-albina, única encontrada em seu ambiente natural no mundo.

"Nós percebemos que além da conservação da flora e da fauna, a Reserva poderia ser um local de práticas esportivas, ecoturismo e contemplação da natureza, proporcionando à sociedade a possibilidade de estar em uma área praticamente intocada", explica David Canassa, diretor da Reservas Votorantim. "Desenvolveremos as atividades com grupos pré-definidos, pois o Legado das Águas não é um parque, é uma Reserva focada em conservação, uma oportunidade ímpar para as pessoas conhecerem a Mata Atlântica em toda a sua exuberância", complementa.

Inicialmente os passeios serão realizados aos finais de semana e poderão ser agendados diretamente com os operadores das atividades. Mais informações podem ser obtidas no endereço legadodasaguas.com.br.

* Crédito da foto: divulgação/site Legado das Águas