Novo canal brasileiro no YouTube. Clique para acessar.
 
O Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com o Google, lançou nesta semana o novo canal brasileiro no YouTube (www.youtube.com/visitbrasil). O evento foi realizado no Grand Central Terminal, em Nova York – a escolha do destino foi proposital: os Estados Unidos são o segundo maior mercado emissor de turistas para o Brasil.
 
“A internet, em especial as redes sociais, já é a principal fonte de informações dos turistas internacionais no mundo”, explica Marcelo Pedroso, diretor de Mercados Internacionais da entidade. De acordo com estudo de Demanda Turística Internacional, documento da Fipe/Ministério do Turismo, 30,9% dos visitantes estrangeiros que vieram ao Brasil em 2010 recorreram à internet para obter os dados desejados.
 
A proposta do novo canal é auxiliar os turistas estrangeiros no planejamento de suas viagens ao Brasil, de forma interativa, com imagens, vídeos e informações detalhadas sobre o que fazer no País. Ao acessar a página, o turista deverá responder apenas quatro perguntas: quando virá ao Brasil, quantos dias, com quem e qual seu interesse (compras, diversão, esportes, praia, natureza e cultura). A partir daí, a ferramenta irá disponibilizar uma lista de destinos e atrações ao internauta.
 
Para o diretor, o canal é marcado pela convergência de diversas tecnologias. “O turista poderá assistir a vídeos postados por outros visitantes, visualizar a localização dos destinos no Google Maps, receber dicas disponíveis no TripAdvisor e, por fim, compartilhar sua seleção com os amigos no Facebook”, explica.
(Redação)