(imagem: imoveissustentaveis.com.br)
 
A sustentabilidade de forma geral tem sido um assunto constantemente pautado em diversos setores, inclusive no Turismo e na Hotelaria. Prova disto é o aumento registrado pelo EarthCheck – instituto internacional líder em avaliação sobre sustentabilidade – no número de empreendimentos interessados em obter suas certificações; como o Grand Palladium Imbassaí, na Bahia, e a rede mexicana Hard Rock Café.
 
Baseado no guia de adequação do desempenho socioambiental de empresas, o EarthCheck reúne hoje mais de 820 clientes no Programa de Certificação, no qual oferece uma plataforma de gerenciamento ambiental para mais de 30 setores: resorts, hotéis e hostels; restaurantes e vinícolas; spas; entre outros.
 
Outro exemplo da expansão desta mentalidade é que, no momento, o EarthCheck está finalizando o processo de padronização de todos os hotéis de bandeira Novotel no mundo. A ação é parte de um projeto junto à Accor, rede gestora da bandeira que deverá ter todos seus hotéis certificados até o final de 2013. No Brasil já se encontram em processo o Novotel São Paulo Center Norte, o Novotel São José dos Campos, o Novotel Morumbi, e o Novotel Porto Alegre.
 
“A certificação EarthCheck não é um selo baseado em uma lista de checagem, mas um programa sistemático para implementar princípios de sustentabilidade, ajudando nossos clientes a diminuir riscos e a maximizar o desempenho ambiental, o que resulta no corte dos custos operacionais e maior eficiência de suas atividades”, propagandeia Ana Moore, executiva global de Mercado da instituição.
 
Para participar, o empreendimento deve ter estabelecida uma política ambiental e ser aprovado nas análises quantitativas e qualitativas, nas quais serão avaliados pontos como compromisso social, consumo de água e de eletricidade, produção de resíduos, produtos de limpeza, pesticidas e uso de papel, por exemplo. Estes requisitos são enviados e avaliados pelo instituto por meio de um software que permite ainda a monitoração das atividades listadas pelo requerente.
 
“Nosso programa é em muitos aspectos similar ao programa ISO 14001 [conjunto de normas mundiais de gestão do meio ambiente], mas o diferencial é que estamos voltados para o Turismo e nosso programa incorpora as particularidades do mercado”, afirma.
 
Se toda a documentação estiver em conformidade, o hotel receberá o status de EarthCheck Certified Silver, caso contrário a empresa é notificada de sua reprovação. 
Em janeiro deste ano, o hotel de luxo The Langham, em Londres, foi o primeiro a receber a certificação máxima, que rende ao empreendimento o selo de 100% sustentável, de acordo com os padrões da EarthCheck.
 
Os empreendimentos, mesmo que já qualificados, terão de passar por este processo anualmente para manter o título. A razão disto é conduzí-los a uma melhora contínua.
“Após 5 anos de participação no programa, eles recebem a Certificação Ouro; após 10 anos, Platina”. Como exemplo de quem segue à risca as exigências e tem renovado anualmente seus certificados, Ana cita os seguintes empreendimentos: Taj Dubai, Alila Uluwatu (Indonésia), Hacienda Santa Rosa (México), InterContinental Bora Bora Resort & Thalasso Spa, e o Pierre (Nova York).
 
Brasil e sustentabilidade
Numa avaliação geral de mercados sustentáveis, Ana diz que ainda há muita confusão entre hotéis ecológicos e hotéis que operam de forma sustentável. Para ela, o Brasil está abaixo de seu potencial em relação ao assunto, mesmo com todos os incentivos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Já a China seria um dos mercados operacionais que mais apresenta desempenho anualmente.
 
“O brasileiro ainda está perdido no conceito ‘verde’ de desenvolvimento, enquanto outros países, muitos considerados menos desenvolvidos que o nosso, já passaram dessa fase e estão agora focados no desempenho operacional. Porém, o Brasil é um mercado que está se desenvolvendo a todo vapor, é um País rico em recursos e é uma fonte inesgotável de talentos. Vejo que esta conscientização sobre a necessidade de um desenvolvimento igualitário e sustentável está cada vez mais presente em nossa realidade”, acredita.
(Thais Queiroz)