Para combater a sazolanidade e promover o destino de forma unificada, 42 empresários do litoral norte paulista se uniram e, orientados pelo consultor Silvio Queiroz, criaram a Costa dos Alcatrazes. O pólo tem uma extensão de 25 km e reúne as praias de Boracéia Norte, Juréia, Engenho, Barra do Una, Juquehy, Praia Preta, Barra do Sahy, Baleia, Camburi e Boiçucanga, todas em São Sebastião (a 2h de carro de São Paulo).
A idéia do projeto foi apresentada em fevereiro pelo consultor Silvio Queiroz. ?Nesses meses, fomos formatando, amadurecendo e desenvolvendo a idéia?, conta o presidente da associação. Oficialmente, o projeto nasceu neste mês.
?Nosso objetivo principal é incentivar a ocupação durante a baixa temporada?, afirma o presidente da entidade, Luiz Alberto Vergílio. ?Se em neste mês alcançarmos um aumento na taxa de ocupação de 5% nos hotéis e pousadas já será uma grande marca?, prevê ele.
De acordo com Vergílio, a associação quer fazer parcerias com grandes hotéis de São Paulo para oferecer o destino aos executivos em viagem de negócios e convenções. ?Estamos em negociações com o São Paulo Convention & Visitors Bureau?, adianta ele. ?Nós estamos muito felizes com a realização do projeto, baseado em um turismo de qualidade e preservação ambiental?, afirma o presidente da entidade, Luiz Alberto Vergílio. O nome homenageia o arquipélago de Alcatrazes, ?que de todas essas praias é possível avistar?, explica Vergílio. O artista plástico Aldemir Martins fez e doou o logotipo da associação.
Programação diversificada
Agora em julho, os empreendimentos membros da Associação Costa dos Alcatrazes oferecem uma ampla programação cultural. Um dos eventos é o ?Julho Gastronômico?, com palestras, degustações e workshops com os principais chefs do País, como Alex Atala, Mara Salles, Istvan Wessel, Luciano Boseggia, Emmanuel Bassoleil, Sergio Arno e Carla Pernambuco, além de sommeliers e experts em cachaças artesanais, café e uísque.

Edinho Engel, do restaurante Manacá, é o coordenador. Veja a agenda: Semana Brasil, de 7 a 13; Semana Franco-italiana, de 14 a 20; Semana do Mar, de 21 a 27; e ?Viajando pelo Mundo?, de 28 a 31. A programação gastronômica ocorre no Centro Cultural da Praça do Por-do-Sol, em Boiçucanga. (Claudio Schapochnik)

Serviço
Associação Costa dos Alcatrazes
Rua Gilmar Furtado de Oliveira, 40, sala 5
Boiçucanga, São Sebastião/SP, CEP 11620-000
Telefax (12) 3865-1719
Site: www.costadosalcatrazes.com.br

Conheça os 42 membros da Associação Costa dos Alcatrazes:
Salvetti Praia Hotel, Hotel Sambaqui, Hotel Amarras, Hotel Canoa Resort, Una’s point Pousada e Garagem Náutica, Estalagem do Pier Pousada e Garagem Náutica, Juquehy Praia Hotel, Pousada Louis & Louise, Pousada Mata Atlântica, Pousada Terra, Pousada Hippocampus, Pousada e Restaurante Tiê Sahy, Hotel Aldeia de Sahy, Pousada Mar de Estrelas, Pousada Solar de Camburi, Pousada do Rosa, Pousada Canto do Camburi, Pousada Camburioca, Pousada das Praias, Residencial dos Coqueiros, Pousada Ventos do Camburi, Pousada Portal do Cacau, Pousada Armação de Camburi, Restaurante Cia das Índias, Restaurante Freijó, Restaurante Chapéu de Sol, Restaurante Gulero, Restaurante Bistrô, Restaurante As Ilhas, Restaurante Manacá, Restaurante Ogan, Restaurante Antigas, Restaurante Acqua, Cantinetta, Restaurante Tiê Camburi, Restaurante Cauim, Agência Marina Canoa, Ecodynamic, Green Way e Portal Praias on-line.
Fonte: Associação Costa dos Alcatrazes.