De Florianópolis, SC*

encatho2014_1

O primeiro painel de hoje (3) tratou do tema Caminhos para a sustentabilidade na hotelaria, foi promovido pela Estácio/Assesc, ministrado pelo professor Victor Henrique Moreira Ferreira e moderado por David Augusto Modak Canobra, coordenador do curso de Turismo da Estácio/Assesc. Ferreira deu algumas definições sobre o que é sustentabilidade e comentou cases hoteleiros da associação Roteiros de Charme.

O termo sustentabilidade, segundo ele, refere-se hoje à melhor utilização de recursos, buscando mentalidade e atitudes viáveis nos aspectos econômico, social e cultural. “É uma questão que permeia a sociedade em qualquer aspecto, porque há uma preocupação em relação ao que vamos deixar para o futuro”, apontou ele.

Levando isso à prática, ele cita o exemplo da Roteiros de Charme, ong criada por hoteleiros após a ECO-92 e que preconiza a valorização do serviço personalizado e diferenciado, além de ter definido um código de conduta ambiental, exigindo de seus membros a adoção de práticas sustentáveis em suas instalações.

O professor Victor Henrique Moreira Ferreira lista práticas sustentáveis já feitas em meios de hospedagem catarinenses (foto: Juliana Bellegard)O professor Victor Henrique Moreira Ferreira lista práticas sustentáveis já feitas em meios de hospedagem catarinenses (foto: Juliana Bellegard)

O professor destaca a Pousada da Vigia, praia de Lagoinha, Florianópolis, que adota práticas como amenities biodeagradáveis, aquecedores solares para água da piscina, tratamento de esgoto, dispositivos economizadores de energia, além de trabalhar para a valorização da mão de obra do entorno. Outro exemplo de ação simples é a realização da Temporada da Tainha, quando o empreendimento oferece pratos típicos feitos com a pescada, incluindo hóspedes e comunidade no evento.

Outro case apresentado por Ferreira foi o da Pousada da Ilha do Papagaio, também membro da Roteiros de Charme. O empreendimento, criado tendo a sustentabilidade como pilar central, é “um viveiro aberto onde diversas espécies de aves exóticas circulam livremente”, confome descreve o professor. Além do incentivo ao contato com as aves, a pousada promove ainda trilhas ecológicas, incentivando o contato com a natureza. “É uma ação de forte impacto, atraindo as pessoas”, definiu.

“Hoje, a escolha do meio de hospedagem passa pelo fato dele ter ações sustentáveis”, opinou o moderador Canobra. “O turismo só é bom para o visitantes quando, primeiro, é bom para a comunidade receptora. É preciso inclui-la neste processo”, completou.

O Encatho segue até amanhã (4) no CentroSul, em Florianópolis.

Serviço
www.encatho.com.br

*A reportagem do Hôtelier News viaja a Florianópolis a convite da ABIH-SC