De Florianópolis, Santa Catarina*

 
 

 
“O marketing digital é uma mudança brutal no comportamento do mercado de hotéis no mundo”. A opinião é de Conrado Adolpho Vaz, professor de pós-graduação da ESPM-SP (Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo) e especialista em marketing, e foi dada durante o painel Canais de eficiência da Web para a hotelaria, que ocorreu esta tarde na edição 2012 do Encatho – Encontro Catarinense de Hoteleiros.
 
Segundo Vaz, o espaço que clientes de hotéis adquiriram é o principal avanço do marketing digital. “Os hóspedes sempre quiseram ter voz, se queixar. Hoje, com os avanços da internet ele tem essa força e esta é a principal diferença que o marketing digital trouxe para as formas de negociar a hotelaria”, afirma.
 
Para o palestrante, o domínio das técnicas de promoção e vendas pela internet depende única e exclusivamente de um atributo: inteligência. Para que esta virtude esteja contemplada no repertório de vendas de um hotel, existem duas formas: sendo adquirida ou comprada.
 
“Já existem profissionais que podem realizar os planos de marketing digital necessários para desenvolver ações em hotéis. No entanto, os bons trabalhadores que podem executar isto custam caro e já estão escassos”, conta o palestrante. “São gestores ou consultores que têm como tarefa operacionalizar o uso da web e das redes sociais para criar serviços em hotéis”, complementa.
 
Contudo, embora existam pessoas capacitadas para trabalhar no setor o professor salienta que é necessário ter cautela para contratar profissionais que executem o serviço. “Na internet todo mundo trabalha muito bem e é preciso certificar-se de que o profissional que você está contratando é bom de verdade”, pondera.
 
A 26ª edição da Encatho acontece até a próxima sexta-feira (27), Centro de Convenções CentroSul em Florianópolis (SC).
(Filip Calixto)
 

 

* O jornalista do Hôtelier News viaja ao sul do País a convite da organização do Encatho.