(foto: arquivo HN/Juliana Bellegard)

A mais recente edição do TripBarometer, pesquisa realizada em escala global pelo TripAdvisor, buscou entender aspectos psicológicos das viagens, revelando comportamentos dos turistas nas diversas etapas das viagens. Além de mostrar a alta taxa de retorno dos viajantes nos hotéis brasileiros, os dados também apontam as motivações e expectativas dos entrevistados.

"Enriquecer perspectivas" é o principal fator que leva as pessoas a viajar, embora esta perspectiva varie de país para país. No Brasil, assim como na Tailândia e na China, "libertação" é a grande motivação da viagem, associada com as ideias de "aproveitar a vida ao máximo" e "sentir-se despreocupado".

Os hoteleiros também selecionaram opções que melhor correspondem a como eles desejam que seus hóspedes se sintam durante a hospedagem – "libertação" (67%) foi a principal resposta. Quatro em dez hoteleiros entrevistados também estão preocupados em oferecer uma experiência que possibilite ao hóspede imergir na cultura local (39%).

Segundo a pesquisa, as hospedagens podem destacar-se oferecendo experiências que proporcionem aos seus clientes a oportunidade de ampliar seus horizontes enquanto estão de férias.

O TripBarometer: Psicologia da Viagem é a quarta edição do estudo semestral realizado pela empresa especializada Ipsos para o TripAdvisor. Ao todo, foram ouvidos 53 mil participantes, sendo 2,7 mil brasileiros. 

Serviço
www.tripadvisor.com.br