O ano de 2017 deve trazer um novo fôlego para o turismo de Salvador. A expectativa do trade é que os nove feriados prolongados ao longo ao ano consigam atrair mais turistas para a capital baiana, fomentando a economia local, além de promover uma injeção de ânimo no empresariado, que contabilizou, em 2016, um dos piores índices de ocupação dos últimos 30 anos (50,99%). "Imaginamos que já passamos o pior momento", declara Paulo Gaudenzi, presidente da Salvador Destination.

A Salvador Destination em seus três anos de existência, confirmou 25 eventos para o destino, com média de 1.520 participantes por congresso, que movimentaram a economia da cidade em US$ 34,2 milhões, trazendo mais de 38 mil pessoas. A entidade está trabalhando na confirmação de outros 85 congressos que podem injetar mais de US$ 116 milhões na economia, atraindo 130 mil congressistas nos próximos três anos.

"Esperamos que a economia volte a crescer este ano, mesmo que timidamente, e que isso tenha reflexo na atividade do turismo", pontua Gaudenzi.

O CBTur – Conselho Baiano de Turismo também acredita na melhora da ocupação hoteleira em 2017. Recentemente, o órgão emitiu um documento à imprensa onde ressalta que, mesmo representando 7% do PIB baiano, o turismo "continua sem o prestígio correspondente a seu peso na economia do Estado, não fazendo parte das prioridades da gestão".

O início do Prodetur – Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo de Salvador, em março, também é considerado um sinal de que o turismo em Salvador tende a crescer. Com aporte de US$ 105 milhões, o Prodetur "prevê diversas ações que proporcionarão melhorias na infraestrutura turística da capital, a exemplo da requalificação da tradicional Avenida Sete, no centro histórico; criação do Museu Casa da História de Salvador; requalificação da orla no trecho Stella Maris/Flamengo/Ipitanga, ações de segurança turística, além da promoção do destino", enumera o secretário municipal de Cultura e Turismo, Claudio Tinoco.

Serviço
salvadordestination.com.br

* Crédito da foto: Paulo Gaudenzi/Sara Barnuevo Comunicação