Destino baiano recebe, anualmente, 1,5 milhão de turistas
(foto: divulgação / Pixabay)

Destino que recebe cerca de 1,5 milhão de turistas por ano, Porto Seguro, na Bahia, tem sido tema de treinamentos e ações de capacitação por todo o País. Por meio de uma iniciativa liderada pela Secretaria de Cultura e Turismo da cidade baiana, agências de turismo das cinco regiões têm recebido visitas embuídas da intenção de esmiuçar as atrações e características da região litorânea.

"A ideia é apresentar aos agentes as várias facetas que configuram o destino, desde praia e sol, passando por turismo ecológico, religioso, charme, aventura, gastronômico e cultural", pondera Beto Nascimento, representante da secretaria que cuida da movimentação turística. De acordo com ele, as informações compartilhadas em cada uma das incursões pelo País tem o único objetivo de tornar os agentes capazes de comercializar o destino com amplo conhecimento dele. 

O programa entrou em operação ainda no ano passado, quando alcançou a marca de um mil agentes treinados. Para este ano, a intenção é, no mínimo, dobrar o número de profissionais orientados. Nascimento salienta que o interesse das agências pela iniciativa tem crescido, apesar da longa distância em alguns casos.

A secretaria da cidade baiana fala em ser o melhor e mais desejado destino turístico do Brasil e essa foi a motivação para a criação do programa. Também nesse sentido, os responsáveis pela pasta municipal criaram o Direcionamento Estratégico do Turismo de Porto Seguro. O documento reúne um conjunto de ações para a melhoria da oferta, criação de maior inteligência de mercado e incremento da demanda. Nele estão 16 ações estratégias que, em tese, se executadas e monitoradas, podem alcançar o objetivo almejado.

A caravana de Porto Seguro segue sua rotina de capacitações até outubro.

Serviço
www.portoseguro.ba.gov.br/secretarias.php?s=cultura-e-turismo