Pelourinho, um dos cartões postais de Salvador
(foto: divulgação / Setur-BA / Fernando Dallacqua)


 

As entidades patronais e laborais do seguimento de Hospedagem e Alimentação do Estado da Bahia, representadas pela FNHRBS (Federação Nacional de Hotéis Restaurantes, Bares e Similares) e pela  FETTHEBASA –(Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade dos Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas) e o SINDHOTÉIS (Sindicato dos Empregados em Hotéis Bares e Similares) estão somando esforços junto ao Fórum Empresarial da Bahia, entidade que congrega todos os segmentos da economia estadual, e à ABIH-BA  (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Bahia), para manifestar sua preocupação com o destino do CCB (Centro de Convenções da Bahia), fechado para reformas há seis meses e sem perspectiva de reabertura para este ano, conforme declarações da SETUR.

Sendo CCB o mais importante equipamento para o turismo de eventos e congressos de grande porte no Estado, o fechamento tem causado enormes prejuízos à economia da capital baiana, com a perda de grandes eventos e congressos para a cidade, encontros estes que movimentam toda a economia do destino e a sua cadeia produtiva, principalmente nos meses de baixa estação. 

Mas, conforme as entidades, a crise no turismo não é recente, se alastra há cerca de oito anos, período em que o CCB deixou de receber investimento para sua manutenção. Como resultado, mais de dez hotéis fecharam as portas. Recentemente, foi a vez de dois importantes empreendimentos deixarem o operar no mercado, o Tulip Inn e o Pestana, gerando intranquilidades e desempregos no setor de turismo e hospitabilidade. 

Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de desempregados na Região Metropolitana de Salvador chegou a 189 mil este ano, um crescimento de 54,7% em relação ao mesmo período do ano passado (122 mil). Entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas, apenas Salvador teve alta na taxa de desemprego na comparação ao mesmo período do ano passado, enquanto as demais cidades mantiveram estabilidade. 

Sem o turismo de eventos e congressos, a ocupação hoteleira em 2015 fechou em 53,63%, taxa considerável insustentável para a manutenção do negócio. O turismo, responsável por 22,5% do PIB de Salvador, está pedindo socorro, afirmam representantes do setor. A volta imediata do Centro de Convenções da Bahia é anunciada como fundamental para a sobrevivência do segmento.
 
Diante disso, as entidades patronais e laborais emitiram um comunicado direcionado ao Governo do Estado pedindo maior celeridade no retorno das atividades do CCB, restabelecendo por etapa os espaços necessários para a geração de eventos e congressos, aumentando assim a movimentação econômica e restabelecendo os empregos no setor de turismo e hospitalidade.

Serviço
www.ba.gov.br