Uma animadora temporada de verão
Por Ernani Dieterich*

O Litoral Norte do Rio Grande do Sul está preparado para a melhor temporada de verão de todos os tempos. Parece incrível, mas essa é a realidade. O ano de 2005 foi crítico econômica e politicamente, mas existe no ar a vontade e a determinação de começar novos tempos, com novos ares e novas esperanças.
Um exemplo dessa perspectiva otimista é o grande número de reservas que a hotelaria do litoral gaúcho, de Quintão a Torres, passando por Cidreira, Tramandaí, Capão  da Canoa, Arroio do Sal e tantas outras praias, vem registrando para os meses de janeiro e fevereiro. Para o réveillon, por exemplo, as reservas lotaram praticamente todos os hotéis da região. Ao lado do interesse do gaúcho e dos turistas do Prata que nos visitam, houve uma mudança de mentalidade do setor hoteleiro. Os empresários aprenderam que precisam inovar, promover e incrementar seus estabelecimentos com modernidades e atividades que motivem o veranista. Temos certeza que os resultados desta temporada serão lembrados por muito tempo.
Há também boas perspectivas para outras regiões turísticas gaúchas. A Serra, por exemplo, que tanto atrai turistas de todo o país, estará com preços promocionais nos hotéis e restaurantes. E Caxias do Sul realiza a 26ª edição da Festa da Uva, um evento de proporções magníficas e que costuma atrair turistas de todo o país e farto noticiário na mídia nacional.
Existe também o Vale dos Vinhedos, com a colheita da uva, um programa curioso e interessante e que vem crescendo de importância ano a ano, ao lado de visita às cantinas de vinho e às famosas degustações. A única questão que preocupa a hotelaria e o turismo é a Capital. Com uma rede hoteleira de qualidade, costuma enfrentar dificuldades nesta época e tem se salvado nos últimos anos graças aos grandes eventos, como o Fórum Social Mundial. Em 2006, teremos um grande evento, a Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas, em fevereiro, que reunirá perto de 10 mil pessoas de todo o mundo, o que vai gerar ocupação integral da rede hoteleira. Mas é só isso, por enquanto. Apesar disso, temos convicção e certeza de que a temporada de verão será bem interessante para a hotelaria em todas as regiões turísticas, mas Porto Alegre ainda carece no verão de iniciativas de porte para se tornar um pólo realmente de eventos e negócios.

* Ernani Dieterich é presidente do Conselho Administrativo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RS) e diretor do Resort Termas de Xangri-Lá (litoral gaúcho).