Em entrevista concedida ao portal Hostel Tour, Joan Cruz, presidente da Executive Search International, refletiu sobre os profissionais da indústria hoteleira. Para ele, uma das situações mais emergentes é a falta de profissionais com visão global do setor.
 
Dedicado a “caçar” talentos mundiais da hotelaria, Cruz alega que um profissional com perfil hoteleiro deve ter talento para lidar com relações humanas, com custos e cifras, e por fim uma visão geral de hotelaria – e não somente do hotel onde atua.
 
O especialista diz ainda que a hotelaria atual não se trata de um assunto local, já que os índices de turistas aumentam a cada ano e é preciso atender a todas as suas necessidades. Para isto, ele propõe vivências em mercados e redes diversas.
 
Sobre remuneração, Cruz afirma que é raro um talento estar desempregado – e outros geralmente são muito bem pagos pelo trabalho que efetuam.
 
O estigma de que mulheres são minoria em cargos de muita responsabilidade parece estar desaparecendo. Para o executivo, este tipo de preconceito não tem mais espaço e os talentos não são mais separados por idade, sexo ou opção sexual. Habilidades, capacidade e experiência se tornaram os pontos mais relevantes na escolha e no reconhecimento de um profissional, ele afirma.
(Redação)