(foto: arquivo HN/Juliana Bellegard) 

Nesta quinta-feira (15), os EUA anunciaram uma série de medidas que afrouxam o embargo de meio século conferido a Cuba, abrindo o país para viagens, comércio e atividades financeiras. As informações foram reportadas pela Agência Reuters.  

O novo marco que entra em vigor hoje (16) e permite que os norte-americanos enviem até U$8 mil por ano a Cuba, ante os U$ 2 mil permitidos anteriormente, além disso, os turistas poderão trazer até U$ 10 mil ao retornarem de viagens ao país. 

Entre as novas regulamentações também está a possibilidade de viajar por uma série de razões específicas, como visitas familiares, estudo e religião, sem ser necessário a obtenção de uma licença especial do governo dos EUA. As novas medidas estão incluídas nas mudanças econômicas anunciadas em novembro pelo presidente Barack Obama.

A primeira rodada de negociações para iniciar o processo de normalização das relações diplomáticas ocorrerá em Havana nos dias 21 e 22 de janeiro. A delegação americana estará liderada pela vice-secretária de Estado para o Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson.

Serviço
www.usa.gov