A International Youth Foundation e o Centro de Estudo Estratégicos e Internacionais com o apoio da Hilton, acaba de divulgar o The Global Millennial Viewpoint Survey, documento que analisa a percepção de 7,6 mil jovens de 30 países. A pesquisa fornece insights sobre como eles enxergam o mundo de hoje em áreas que vão da educação e oportunidades econômicas passando pela saúde e participação cívica, revelando um cenário que mescla otimismo, insegurança e desilusão.

Dentre as principais conclusões do estudo estão:

– Otimismo em relação ao futuro econômico; 76% dos jovens concordaram com a afirmação "Acredito que vou obter o tipo de trabalho que eu desejar".

– A juventude se sente desconectada de seus governos; 65% acredita que o governo não se preocupa com o seu bem-estar e necessidades básicas.

– A saúde mental é uma preocupação entre os jovens; 60% disse que "o que sente emocionalmente impacta nos estudos, no trabalho e na vida social".

– Desigualdade de renda é uma grande preocupação para os jovens; 90% concordaram com a afirmação: "Há muita divisão econômica entre os altos e baixos rendimentos".

– Renda e flexibilidade do trabalho são importantes para a escolha de um plano de carreira; 71% e 56% respectivamente, classificaram esses dois itens como os mais importantes na vida profissional.

Para as empresas globais, essas informações permitem a elaboração de estratégias para atrair, reter e promover jovens talentos. Flexibilidade no local de trabalho, salário inicial e potencial de crescimento a longo prazo são as principais preocupações dos jovens em todos os países da pesquisa.

"Com 1,2 bilhão de jovens com idades entre 15 e 24 anos em todo o mundo, a compreensão de como esta geração pensa e se sente a respeito de suas vidas e futuro é fundamental para o governo, setor privado e para a sociedade no geral. Na Hilton, acreditamos que a compreensão, capacitação e investimento é não apenas uma oportunidade como também uma responsabilidade do nosso negócio", afirmou Max Verstraete, vice-presidente de Responsabilidade Corporativa da Hilton.

"Muitas vezes, os jovens encontram-se na posição de receptores passivos de políticas e programas que lhes são destinados. Esse estudo pretende mudar esse panorama, incentivando os jovens a dizer o que pensam sobre tais questões de forma analítica e crítica", explicou Bill Reese, presidente e CEO da International Youth Foundation.

Para conferir o conteúdo do estudo na íntegra, clique aqui.

Serviço
iyfnet.org

* Crédito da foto: Pixabay/SplitShire