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Qua 19 Abr 2017

Estudo traça perfil do consumidor na pesquisa on-line de produtos e serviços

De uns anos para cá, sites como TripAdvisor, Yelp, websites de companhias e associações de consumidores no geral, passaram a oferecer reviews - análises - de produtos e serviços. Nos Estados Unidos, de acordo com pesquisa realizada pelo ReportLinker, um terço do número total de consumidores engajados revelaram utilizar as ferramentas como ponto de partida na busca por recomendações que auxiliem no seu processo de decisão.

Exemplo: onde conseguir a melhor pizza de Nova York? "Este lugar é o melhor que aconteceu à cidade de Nova York. Suas pizzas são maravilhosas, preparadas com ingredientes frescos e saborosos. O ponto negativo reside no fato do local não aceitar reservas com antecedência, ou seja, o cliente deve se dirigir até o restaurante e torcer por uma mesa vaga na sua chegada. Mas isso também não é de todo mau, você pode pedir a sua pizza e saboreá-la durante uma caminhada sobre a Brooklyn Bridge - o sabor será o mesmo". Esta não é uma recomendação de um amigo mais próximo, aquele que está por dentro de tudo o que acontece e quais são os melhores restaurantes para frequentar na Big Apple. Não, trata-se sim de mais um review postado no TripAdvisor, "o avô" dos sites de viagens e avaliações de consumidores - uma tendência que só cresce e, de forma gradativa, transforma a maneira dos clientes na tomada de decisão.

Profissionais de Marketing costumam temer o poder que os reviews têm - inclusive um único insatisfeito - de macular a reputação da sua marca no mercado. Reviews ou análises de produtos e serviços atualmente são determinantes como ferramenta de auxílio para o bom desempenho das vendas de uma empresa.

O TripAdvisor pode ser o pioneiro como plataforma de reviews, mas certamente não é mais a única opção dos consumidores para a consulta. Um quarto dos consumidores ouvidos pelo ReportLinker afirmou fazer uso do site para pesquisas, enquanto outros 22% afirmaram a preferência por outros websites no momento da busca.

O primeiro passo para as empresas é promover um estudo que as ajude a entender como, quando e onde os consumidores buscam as informações que precisam. O ReportLinker apurou que, para cada tipo de busca, um site diferente é utilizado. Tudo depende do tipo de produto ou serviço pesquisado pelo usuário. Por exemplo, na busca por um bom restaurante, 53% dos usuários afirmaram a preferência pelo Yelp, enquanto 51% optaram pelo Trip Advisor.

Quando o objeto da pesquisa são reviews de produtos, o Amazon e o E-Bay ficam empatados, com 57% de preferência cada um. Estes sites oferecem a comodidade do review e da compra em um mesmo ambiente virtual, o que os coloca à frente de outras associações de consumidores como o Consumer Reports, mencionado por 27% dos entrevistados.

No ranking de categorias de reviews on-line, 71% estão ligados a eletro-eletrônicos (tópico mais pesquisado por homens do que por mulheres, segundo apurou o ReportLinker); hotéis e restaurantes vem em seguida com 53% e 52% das intenções de busca, respectivamente. Abaixo deles, estão os automóveis (47%); entretenimento e vestuário (39%) e produtos de beleza e cuidado pessoal (35%).

Como já é sabido pela indústria que o consumidor (inclusive nós mesmos) raramente se separa do seu smartphone, não foi surpresa que o item tenha sido o mais utilizado para buscas e pesquisas (35%), de acordo com o ReportLinker. Este dado é mais frequente entre os membros da geração millennials (56%) e usuários do Facebook (49%).

Serviço reportlinker.com/insight

* Crédito da foto: Pixabay/FirmBee

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