* De Berlim, Alemanha

O grupo permanece em território alemão até sábado (6)
(foto: Filip Calixto)

Norteados pelas ações de sustentabilidade praticadas, sobretudo, na atividade turística alemã, a Braztoa (Associação Brasileira de Operadores de Turismo) e a DZT (Centro de Turismo Alemão) no Brasil realizam esta semana um roteiro de viagem com representantes de operadoras e imprensa brasileira pelo país germânico.

As atividades começaram hoje (1) pela capital, Berlim, e seguem durante a semana com variados tipos de atrações, sempre fazendo menção ao engajamento do turismo no país com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. As anfitriãs da expedição são Margaret Grantham, diretora de representação de Marketing Brasil do DZT, e Mônica Sâmia, diretora Executiva da Braztoa, que contam com o reforço de executivos do Visit Berlin.

Anual, o roteiro acontece pela segunda temporada e pretende colocar em evidência uma bandeira defendida pelas duas entidades organizadoras. "A ideia surgiu num momento em que estávamos montando a estratégia de ampliação na divulgação da questão sustentável para diversos mercados possíveis. No Brasil, enxergamos a possibilidade de nos unirmos à Braztoa, que também estava num momento de novidades nesse sentido", explica a diretora brasileira do DZT. De acordo com ela, depois de um amplo estudo, a organização encontrou índices que apontavam o brasileiro como um dos turistas que já levavam em conta o tema sustentabilidade no momento de escolha do próximo destino.

Na programação constam passagens por hotéis eco-certificados, por construções criadas para evitar o desperdício, refeições em restaurantes que carregam o conceito lifestyle, além de passeios de bicicleta e transporte público.

Um gesto que está diretamente vinculado à viagem é o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que reconhece as empresas com iniciativas mais contundentes na temática. "Quando criamos o prêmio a intenção era alertar nossos associados para a importância do assunto. Mas aí percebemos que era necessário ir além e deixar o intermediário para incentivar empresas que atendem diretamente o turista, como é o caso dos meios de hospedagem", relata Mônica.

"Dessa maneira nossos afiliados e até mesmo o público final podem conhecer iniciativas e empresas que estão agindo", complementa.  

Serviço
www.germany.travel
braztoa.com.br
www.visitberlin.de/pt

* A reportagem do Hôtelier News viaja à Alemanha a convite da Braztoa e do DZT