A Fazenda Capoava, localizada na cidade de Itu, no interior de São Paulo, está promovendo durante todo o mês de agosto as atividades do programa Livre pra voar. A ação é de autoria da própria administração do empreendimento e tem como inteção oferecer aos hóspedes maior inteiração com atividades de preservação ambiental.
 
A programação de atividades do projeto inclui o acompanhamento de um ritual de soltura de aves, que chegam à fazenda por meio de entidades de proteção ambiental como a Polícia Ambiental e zoológicos parceiros, que resgatam as aves em apreensões de tráfico de animais. As aves que em sua maioria são naturais das regiões do cerrado e da mata atlântica, passam por um período de adaptação até serem devolvidos à liberdade.
 
“Os projetos ambientais incrementam a programação do hotel e podem ser acompanhados pelos hóspedes da Fazenda Capoava. No programa de soltura, adultos e crianças podem participar ativamente da reintrodução de animais à vida livre”, conta Maria Beatriz Almeida Prado, gerente geral da Fazenda Capoava.
 
De acordo com a gerente, uma das propostas do hotel é colocar os hóspedes em convívio com o meio ambiente e para isso todas as atividades nesse sentido são coordenadas por biólogos e profissionais da área.
 
“As atividades feitas com razões ambientais estão no topo de aceitação de nossos hóspedes, já que nosso público tem a oportunidade de conviver entre si e com a natureza”, completa Maria Beatriz.
(Filip Calixto)