Felipe TouroFelipe Touro
(foto: arquivo pessoal)

Em minha penúltima publicação aqui no Hôtelier News foi falado sobre o GeoFlow, ferramenta de análise integrada ao Excel 2013 para visualização 3D e que ajuda a mapear e interagir com dados geográficos. Além deste já citado, há um outro recurso que está ligado diretamente ao Excel também e que desta vez é de interesse principalmente para profissionais de marketing, já que, tem relação com uma das maiores mídias sociais, o Twitter.

Com as redes e mídias sociais tornando-se uma fonte cada vez mais relevante de dados, o fluxo de informações que é gerado a partir do Twitter é muito grande, o que faz com que a mensuração de tweets postados e análise de conteúdos seja difícil de fazer, a não ser que se tenha uma ferramenta que auxilie neste processo. E é justamente aqui que entra o Analytics For Twitter, recurso que este foi desenvolvido há pouco tempo pela Microsoft e que tem como objetivo o monitoramento de tendências, debates e marcas dentro da mídia social. O Analytics for Twitter possibilita visualizar estatísticas sobre todo o conteúdo postado no Twitter de forma que o usuário determine os termos que deseja e a ferramenta mostra resultados comparativos com quantidade de tweets por dia, quais são as hashtags mais utilizadas e os usuários que mais falam sobre determinado assunto, possibilitando identificar os potenciais e maiores propagadores da marca.

Analytics for Twitter(imagem: google.com)

Mesmo que apresente algumas limitações tais como, capacidade de consulta de até 1.500 tweets por dia e período de análise entre 4 e 7 dias no máximo, a ferramenta gratuita da Microsoft permite aos profissionais de marketing captar informações interessantes e relevantes sobre usuários e seguidores da marca no Twitter em forma de gráficos e números que podem serem usadas certamente para campanhas online.

São inúmeras as possibilidades que podem ser interessantes para a mensuração de resultados da marca dentro das redes e mídias sociais. Vale apenas identificar a necessidade e então avaliar quais destas se aplicam melhor ao seu negócio. Repensar também nas métricas utilizadas dentro de sua empresa e deixar de lado o pensamento de que o número de seguidores e quantidade de likes é o resultado a ser buscado é outro ponto importante, pois isto nem sempre representa sucesso quando na verdade deve-se estar preocupado com a interação e com os resultados advindos disto.

Para fazer o download do Analytics For Twitter clique aqui.

* Felipe Touro é Gerente de Contas do Grupo Conectt, formado em Administração Hoteleira pelo Centro Universitário Senac e pós-graduando em Marketing e Gestão Comercial pela Business School São Paulo.

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