Felipe Touro
Felipe Touro
(foto: arquivo pessoal)

O fluxo de informações disponíveis que se tem hoje em dia é grande, seja na internet ou até mesmo dentro das empresas. Contudo, estas mesmas empresas tem um desafio frequente, o de lidar da melhor forma possível com os dados de forma que seus gestores possam visualizá-los e interpretá-los para gerar potenciais vantagens e benefícios para os seus negócios frente a concorrência.

Acredito que o recurso que aqui será mostrado é de interesse principalmente dos profissionais de vendas e revenue management, já que, o Excel será sempre nosso eterno e velho amigo para elaborar tabelas dinâmicas, gráficos e entre outros. Este recurso faz parte do plano da Microsoft em transformar Business Intelligence em “Basic Intelligence”, ou seja, fazer com que as soluções de BI sejam práticas e fáceis para que todo e qualquer usuário possa usar.

O GeoFlow é uma ferramenta de análise integrada ao Excel 2013 para visualização 3D e que ajuda a mapear e interagir com dados geográficos. O GeoFlow é aplicado sobre mapas do buscador Bing e permite uma análise maior e melhor dos dados, com detalhes que dificilmente seriam vistos em visualização normal (2D). Em linhas gerais, ele traz ao Excel uma nova forma e experiência visual em dimensão 3D.

No blog oficial do Excel é possível ver um caso exemplificado de como o GeoFlow pode ser usado, onde a Microsoft fez uma simulação de dados que coleta o uso doméstico de energia na cidade de Dallas, nos Estados Unidos. Neste caso, O GeoFlow utilizou os números do Excel para conseguir visualizar o metro quadrado e o valor de mercado de casas através do mapeamento da localização de famílias desta cidade feito previamente.

Com isto, espera-se que o GeoFlow agregue no trabalho e some no processo de análise, ajudando a identificar oportunidades de crescimento, fazer previsões, identificar comportamento do cliente, como está o desempenho de vendas por regiões e áreas de negócios mais aquecidas, por exemplo.

Vale lembrar que para o uso deste plug-in, o usuário deve possuir licença de uso do Microsoft Office Professional Plus 2013 ou Microsoft Proplus 365, que possibilitará o download da extensão.

Clique aqui para conhecer um pouco mais da experiência GeoFlow. Vale a pena.

* Felipe Touro é Gerente de Contas do Grupo Conectt, formado em Administração Hoteleira pelo Centro Universitário Senac e pós-graduando em Marketing e Gestão Comercial pela Business School São Paulo.

Contato
https://bit.ly/felipetouro
[email protected]