Há algum tempo vem-se falando sobre a otimização de sites para versão mobile, mas será que ter um site preparado para receber visitas através de celulares é importante? Para responder essa questão, temos um recurso que nos ajudará a tomar certas decisões a partir de análise de dados de tráfego do seu site, o Google Analytics.

Com ele é possível, por exemplo, identificar quais as palavras-chave que estão aumentando o tráfego no seu site e quais são os aparelhos (devices mobile) estão sendo mais utilizados, além da porcentagem de visitas vindas de cada um deles.

Existem algumas razões que podem influenciar na experiência do usuário no momento em que ele estiver acessando o seu site através de algum dispositivo móvel, que julgam-se não serem interessantes por questões óbvias de navegabilidade. Itens como carregamento lento, áreas (links) difíceis de tocar na tela, páginas que precisam redimensionar a tela e layouts que não permitem que o usuário faça reserva são alguns fatores que merecem atenção no momento de avaliar o desenvolvimento desta solução para o seu hotel.

E sim, para a hotelaria existem benefícios: criar um versão mobile do seu site pode ajudar a gerar um engajamento maior, uma vez que a empresa pode passar a ter presença web em todos os tipos de dispositivos, além de criar uma experiência de navegação diferente para quem visita o seu site através de dispositivos móveis e criar um novo canal de venda.

Na Espanha, por exemplo, hotéis corporativos recebem cerca de 10% de reservas via dispositivos móveis, porcentual este que acaba sendo interessante, uma vez que trata-se de distribuição direta.

A respeito deste tema, temos o seguinte cenário na hotelaria mundial e brasileira: aproximadamente um terço dos hotéis em todo o mundo (31%) e no Brasil (33%) não fazem nenhuma ação específica pensando nos usuários de dispositivos móveis. Veja a seguir dados do pesquisa TripBarometer da Tripadvisor feita em julho de 2013, onde consegue-se ter uma visão melhor do que os hotéis estão oferecendo para os usuários móveis.

Para a elaboração do estudo foram entrevistados 10.469 hoteleiros e 19.692 viajantes maiores de 18 anos que fizeram uma reserva de viagem online e viajaram ao menos uma vez em 2012. No Brasil, 890 viajantes e 211 hoteleiros participaram.

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O Google criou um guia que aborda algumas questões que podem ajudar empresas a criar sua estratégia para celular, chamado Mobile Playbook: O guia do executivo ocupado para vencer no mercado para celular . O guia responde algumas perguntas, tais como:

– Como os celulares mudam nossa proposta de valor?
– Como é que os nossos celulares afetam destinos digitais?
– A nossa organização esta se adaptando aos celulares?
– Como adaptar a comercialização de telefones celulares?
– Como podemos conectar com os usuários de tablets?

Além deste conteúdo, há o Our Mobile Planet, site que permite encontrar e cruzar diversas informações sobre o comportamento de consumo dos usuários que usam celulares para efetuar qualquer tipo de transação/consulta. Esta é mais uma iniciativa do Google e com parceria da Ipsos e a Mobile Marketing Association, cujo objetivo é obter informações sobre o uso de smartphones por consumidores em mais de 40 países, incluindo o Brasil.

Não há dúvida sobre o crescente número de usuários mobile no Brasil e no mundo. Usuários fazem buscas constantes por hotéis, restaurantes e entretenimento diariamente em seus dispositivos. A Starwood Hotels, por exemplo, encontrou aqui uma grande oportunidade de aumentar suas vendas diretas via mobile conseguindo um crescimento anual de cerca de 1000%, mas para isto de fato houve planejamento, estratégias e tempo para que a execução dessas estratégias dessem certo e obtivessem resultado.

Hoje, já existem empresas em nosso mercado que oferecem este tipo de estratégia e que certamente poderão ajudar você e sua empresa a avaliar sobre a arquitetura de informação, definição de um design responsivo (ou não), customização de itens no menu e etc. Pense e avalie sobre esta solução web, mas lembre-se de que não adianta pensarmos em otimização mobile se a usabilidade e intuitividade do seu site é inadequada. Este assunto será tratado em minha próxima publicação.

* Felipe Touro é Sócio Diretor da Singulare, consultoria de marketing e vendas e representação comercial especializada no segmento de hotelaria. Formado em Administração Hoteleira pelo Centro Universitário Senac e pós-graduando em Marketing e Gestão Comercial pela Business School São Paulo. Tem passagem por grandes empresas do trade hoteleiro e do segmento de T.I como Atlantica Hotels, Grupo Pestana, PMWEB e Grupo Conectt nas áreas de marketing, vendas e revenue management.

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