Em um ano marcado por desafios para muitos segmentos da economia brasileira, o arquipélago de Fernando de Noronha comprovou o seu favoritismo, alcançando a marca de 3,24% de incremento no fluxo de visitantes durante o ano de 2017, em comparação ao número obtido no ano anterior. Em análise realizada pela Superintendência de Turismo, Meio Ambiente e Lazer da Administração da Ilha, foi identificado que o índice positivo foi conquistado a partir do investimento em divulgação nos principais mercados emissores nacionais, como o Estado de São Paulo.

Segundo Manuela Fay, superintendente de Turismo, Esportes e Lazer do Arquipélago, em 2017, Noronha recebeu um total de 94.151 visitantes, sendo os três principais emissores nacionais, São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro. "No ano passado, os argentinos foram a maioria dos turistas estrangeiros, seguidos de norte-americanos, franceses e italianos. Para 2018 temos a expectativa de ampliar a presença de Fernando de Noronha em eventos internacionais de turismo, em parceria com a Empetur, que sempre apoia a promoção do destino nos principais eventos estrangeiros", declarou.

Entre os visitantes estrangeiros, cujo acumulado do ano alcançou o número de 7.710 turistas (apenas 704 a menos em comparação ao ano anterior, com 8.414 viajantes), se destacam os europeus, com 3.581 turistas, representando cerca de 46% do total de visitantes internacionais. Os viajantes da América do Sul seguem em segundo lugar, com 2.599 turistas (cerca de 33%). Os norte-americanos aparecem em terceiro lugar, com 1.132 visitantes (aproximadamente 14%). Ásia (175 turistas), Oceania (131 turistas) e África (92 turistas) também marcam presença entre os visitantes do arquipélago. 

De acordo com Manuela, a leve queda na curva de visitantes estrangeiros entre 2016 e 2017 está relacionada à promoção turística. “Em 2016, ocorreram as Olimpíadas, que ajudaram a aumentar o fluxo, mas não é o fator principal. Diferente de 2016, em 2017 o arquipélago não participou de feiras internacionais. E essa presença é fundamental para atrair novos mercados. Estudaremos estratégias para recuperar o saldo positivo em 2018”, avalia a superintendente.

O documento elaborado pela Administração da Ilha contém dados do quantitativo de visitantes desembarcados no Aeroporto Governador Carlos Wilson Campos, em Fernando de Noronha, contabilizado através do Controle Migratório. O levantamento é realizado pela área de turismo da Ilha mês a mês e, após o encerramento do ano, os números são consolidados em um documento oficial, disponibilizado pela Administração da Ilha para empresas, veículos de comunicação e pesquisadores.

* Crédito da foto: divulgação