O Hotel São Gotardo fica a 1.750 m de altitude
(foto divulgação)

O Hotel São Gotardo, localizado na divisa de Itatiaia/RJ com Itamonte/MG, programou uma série de eventos gastronômicos para os meses de junho e julho. Estão previstos três festival: de queijos, de enogastronomia e de chocolate.
O Festival de Queijo acontece nos dias 26 e 27 de junho, onde todos os pratos são à base de queijo. O chef Reginaldo Andrade vai preparar fondues, folhados de brie com damasco, caesar salad, risoto de camarão com queijo mascarpone e zucchini. De sobremesa, o tradicional suflê Romeu e Julieta (goiabada com queijo), cheese cake e tiramisù.
Entre 9 e 11 de julho, é a vez do Festival de Enogastronomia, com a culinária italiana acompanhada de vinhos. A orientação é do chef paulista Mauro Maia, eleito chef revelação 2003 pela revista Gula e pelo Guia 4 Rodas, e do enólogo Arthur Azevedo.
O cardápio inclui uma seleção de pães italianos acompanhados de pasta suave, típica da região do Monferrato. Na entrada há polenta italiana, com cogumelos salteados na manteiga e pasta de trufas brancas de Alba. Como pratos principais estão o agnolotti com recheio à base de carnes, verduras e ervas, temperada com molho de caldo de vitelo e manteiga, e picanha de vitelo braseada lentamente em vinho tinto e elementos aromáticos, servida com molho caldo de vitelo e framboesas, acompanhado de mostarda di cremona artesanal. Quanto às sobremesas, o hóspede vai se deliciar com várias opções.
Para fechar o ciclo, o Festival de Chocolate acontece nos dias 24 e 25 de julho onde a chef Alessandra Divavi vai preparar as guloseimas em todas as refeições. Estão previstos pane al cioccolato, bolo de chocolate cremoso, cookies com gotas de chocolate, torta de chocolate gianduia, muffin de chocolate branco. Os pratos salgados são risotto ao perfume de limão siciliano e cacau, truta defumada ao molho suave de chocolate e cesta de alho-porró, ravioli de cacau com galinha d’Angola e passas na manteiga com avelã e javali ao molho de chocolate. Para a sobremesa, mais opções à base de chocolate.
Hospedagem
O Hotel São Gotardo fica na serra da Mantiqueira e possui 32 apartamentos, todos com vista panorâmica e aquecedor. Há duas suítes master (TV a cabo Sky, frigobar, lareira, hidromassagem e deque), duas suítes (TV a cabo Sky, frigobar banheira e lareira), 17 apartamentos luxo (TV a cabo Sky, frigobar e banheira) e 11 quartos standard (TV a cabo Sky e frigobar). (Claudio Schapochnik)

Serviço
www.hotelsaogotardo.com.br