Publicidade
Seg 02 Mai 2016

Festival de cervejas consolida aposta no setor turístico em Atibaia, interior paulista

Evento apresentou 11 marcas de cervejas artesanais produzidas no interior paulista
(fotos: Filip Calixto)

Um copo com meio litro de cerveja serviu como cartão de visita para alguns viajantes que, neste final de semana, escolheram Atibaia como refúgio. A cidade, que ainda tem o morango como sinônimo de suas atrações, encontrou no, até então esquecido, potencial turístico uma das maneiras de ver o almejado crescimento econômico evoluir e concentra esforços nesse sentido. A iniciativa mais recente, foi a Bier Fest - realizada entre sexta-feira (29) e ontem (1) - que ofereceu a bebida feita de cevada em diferentes formatos, cheiros e sabores. A atividade contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e mostrou a mais de cinco mil pessoas (estimativa da organização) 11 marcas de cervejas artesanais produzidas no interior paulista.

"A cerveja feita de maneira artesanal é um mercado em ascensão. A ideia é que tenhamos um evento com esses produtos inserido na agenda da cidade", pontua Lívio Giosa, secretário de Desenvolvimento Econômico do município. De acordo com o administrador, é ponto pacífico para a gestão municipal que encontros nesses moldes ajudam na imagem e, sobretudo, na reputação da região como localidade com opções de diversão e entretenimento. "São formas de projetar Atibaia para além do que ela é conhecida".
 
Eleita como dona do segundo melhor clima do mundo em um levantamento feito pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a cidade que fica a menos de 70 quilômetros de São Paulo testemunhou o crescimento nos eventos há pouco tempo. Segundo representantes da prefeitura, o final do ano passado e os primeiros meses desta temporada catapultaram a contabilidade de realização de congressos, sejam eles realizados em centros de exposição ou em resorts. No entanto não há números precisos sobre o incremento. 

"Estamos estruturando um calendário farto de eventos na cidade, com congressos sobre exportações, conhecimento e outros tantos. Atibaia quer esse tipo de iniciativa. Mas estamos abertos a novos atributos, ideias e novas intenções", afirma o secretário. Com esse panorama começa aparecer a presença da iniciativa privada que é o setor responsável por angariar boa parte dessas convenções. E, para isso a explicação está nos relatórios que controlam a instalação de novas empresas na cidade. De janeiro de 2013 até abril último, mais de cinco mil companhias, de portes variados, instalaram-se.

"Esses são os sinais do movimento que começa a ser desenhado e que achamos que ganhará cada vez mais força. Entendo que estamos diante de um ciclo de desenvolvimento intenso", assegura Giosa, reiterando que a atividade turística está diretamente relacionada a todo esse processo.

Como símbolo da postura que incentiva a realização de encontros convenções variadas, a Bier Fest este ano passa a ser realizada semestralmente. Em novembro acontece a próxima edição, no mesmo local, o Estação Atibaia, e mantendo alguns critérios como a escolha de cervejarias. As escolhidas precisam ser da região e acatar alguns critérios de tipo de bebida e qualidade.

As atrações complementares devem permanecer inalteradas. Dessa maneira ficam mantidos os shows rock and roll; a área infantil com oficinas e binquedos; e a área de alimentação com food trucks. Nesse momento a organização entende que o mais interessante é agregar o máximo de atrações possível para aumentar a participação e ganhar em divulgação. 

Saldo positivo para os meios de hospedagem
Além da população local, os meios de hospedagem são os grandes favorecidos com a onda de convenções na cidade podendo ser dormitório para os participantes ou até mesmo a sede de encontros usando suas áreas de convenções. Atualmente, os grandes empreendimentos que recebem maior números de hóspedes e eventos na cidade são o Tauá Atibaia - que nessa edição foi o parceiro do evento cervejeiro - e o Bourbon Atibaia.



Serviço
www.tauaresorts.com.br
www.estacaoatibaia.com.br
atibaianovo.com.br


* A reportagem do Hôtelier News viajoua a convite da Bier Fest e do Tauá Atibaia

Notícias Relacionadas

Comentários

Contato

Telefone : (11) 3253-9762

Celular/Claro : (11) 976-527-506

Celular/Claro : (11) 976-536-848

redacao@hoteliernews.com.br

Rede Sociais
Newsletter