Praia da Daniela, em Florianópolis
(foto: Peter Kutuchian)

A expectativa, por parte dos hoteleiros locais, que o mês de janeiro seria o melhor dos últimos tempos em Florianópolis, em Santa Catarina, foi confirmada segundo os dados coletados pela ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina) demonstraram que o índice de ocupação dos meios de hospedagem associados à entidade ultrapassou 90%, superando a expectativa dos hoteleiros, que era de 80%, e indo além dos 73% registrados no ano passado.

Os resultados porém refletem em uma outra preocupação dos hoteleiros, a da qualidade das praias da ilha, que foi prejudicada em detrimento da notícia de que muitas das praias estariam impróprias para banho, o que levou alguns turistas a fazerem o check-out mais cedo e voltar para casa. Com certeza, se não houvesse o problema, o índice chegaria na casa dos cem pontos percentuais.

A ABIH-SC está preocupada portanto com o futuro, principalmente após o Carnaval, cujos pacotes e viagens já estão planejados e pagos há algum tempo. Por isso, a preocupação agora é manter a imagem que levou tantos anos para ser construída.

"É preciso transformar essa crise em oportunidade, cobrando do poder público as medidas necessárias para mudar essa situação e, principalmente, ter mais fiscalização. Sem esquecer que essa responsabilidade é de todos nós, o exemplo começa sendo feito dentro do nosso quintal, ou seja dentro do nosso hotel. Não espere que a fiscalização chegue até você para cumprir a lei, pois essa atitude só irá prejudicar o nosso setor, uma das principais atividades econômicas do Estado”, comenta Samuel Koch, presidente da ABIH-SC.

Serviço
abih-sc.com.br