A excelência na hotelaria foi o primeiro almoço-palestra de relacionamento que a Associação Brasileira de Gestores de Viagens Corporativas (Abgev) realizou. O evento foi realizado ontem, no hotel Transamérica São Paulo, e teve as presenças do diretor geral do Transamérica Ilha de Comandatuba, Friedrich Karl Flunkert, e do gerente geral do Blue Tree Towers Morumbi, Mário Dias.

?Eles foram escolhidos por nós e por uma pesquisa que fizemos juntos aos hoteleiros no mercado?, explicou Pedro Wertheimer, diretor executivo da Abgev. ?Queríamos dois profissionais que tinham uma certa unanimidade, ouvimos vários hoteleiros de muitas redes e esses dois nomes foram bastante elogiados?, completou ele.

Flunkert disse que a excelência, entre outros fatores, ?tem de assegurar o lucro e a rentabilidade, a conservação do patrimônio da empresa, a valorização dos recursos humanos, o planejamento das ações e a proteção ao meio ambiente?.

Para dar sustentação a essas iniciativas, ele mostrou os números relativos à satisfação dos hóspedes, auditados por uma auditoria independente. ?No mês passado, por exemplo, 97% dos hóspedes afirmaram que voltariam ao hotel e, no mesmo mês, acima de 85% dos hóspedes disseram que as expectativas foram atingidas.?

Na sua exposição, Mário Dias ressaltou a prática que ocorre sob sua administração. ?Nós não atendemos clientes ? cliente é atendido no banco, no mercado ?, no hotel cuidamos dele?, afirmou Dias. O executivo revelou ainda qual é a rotina semanal de seu trabalho. ?Para ser feliz, e isso ocorre com meus colaboradores no Blue Tree Morumbi, a pessoa tem de somar fé, amor, trabalho e lazer?.

(Claudio Schapochnik)