Recife, PernambucoRecife ainda é a principal porta de entrada para o estado

O Estado de Pernambuco recebeu 157 mil turistas estrangeiros no primeiro semestre de 2018. O contingente é 67% maior que o registrado no mesmo período de 2017, conforme apontam dados da pesquisa "Principais indicadores do turismo e evolução anual", elaborado pela Empetur (Empresa Pernambucana de Turismo).

O levantamento ainda mostra que foram, ao todo, 3,2 milhões de turistas passando pelos destinos pernambucanos no período. O índice é 5% maior que o anotado de janeiro a junho no ano passado. 

Com o incremento no total de visitantes, a economia do estado recebeu R$ 5 bilhões neste período. Em 2017, o lucro havia sido de R$ 4,3 bilhões.

Quem visita Pernambuco?

Os argentinos aparecem na ponta entre os estrangeiros que mais vão a Pernambuco. Cerca de 75 mil viajantes da Argentina chegaram à região no semestre. Na sequência, aparecem os portugueses e os alemães. 

No mercado nacional, a liderança é dos turistas de São Paulo, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

Ainda de acordo com a pesquisa da Empetur, quase 4 milhões de passageiros circularam pelo Aeroporto Internacional do Recife nos seis primeiros meses do ano. Em 2017 o terminal chegou ao recorde de 7,7 milhões. Pernambuco tem atualmente 13 conexões internacionais.

O mês de julho, imediatamente na sequência da análise, obteve queda, conforme apontou recente relatório da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis).

(*) Crédito da foto: Fgmsp/Pixabay