As multidões que enfileiram-se nas ruas ao som dos "bloquinhos" jogaram para cima o contingente de turistas que passaram pela capital paulista no último feriado de Carnaval. Uma pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo da cidade mostrou que o fluxo de visitantes espalhados por São Paulo nos últimos dias superou as expectativas da administração municipal para o período. O incremento na participação de turistas no Carnaval de rua foi de 203%.

Os realizadores do estudo esperavam acréscimo de 30% na participação de visitantes e acabou surpreendido com o resultado. Quase 10% do total de foliões que integraram os bloquinhos estavam na cidade a passeio. Nas festas do sambódromo também houve subida. Aumento de 167% em relação ao ano passado. 

O levantamento foi registrado durante os dias de folia, pela equipe da SPTuris (São Paulo Turismo). No entanto, nas ruas da cidade, o estudo segue até o dia 5 de março, quando novos números darão dimensão mais precisa do impacto da festa no município. 

Outro ponto de destaque no relatório foi a quantidade de paulistanos que hospedaram parentes e amigos de fora da cidade em suas casas para curtir o Carnaval: crescimento de 890% entre os que estiveram no Sambódromo e de 388% entre os foliões dos blocos.

Ainda sobre o Carnaval de Rua, as parciais mostram que 77,6% das pessoas disseram que a organização melhorou. No Sambódromo, a organização foi considerada melhor em relação ao ano anterior por 76,2%.

O perfil dos turistas que chegaram à cidade também foi alvo da pesquisa. Exatos 51% dos turistas presentes no destino eram homens. Na faixa etária os viajantes com idade entre 30 e 39 anos foram maioria (34%). 

Serviço
spturis.com
observatoriodoturismo.com.br

* Foto de capa: Filip Calixto