O executivo francês Phillipe Trapp conduziu os trabalhos no evento de hoje (31)
(foto: Filip Calixto)

Departamento responsável por empregar mais de quatro mil pessoas em hotéis Accor espalhados pela América Latina, o setor de Alimentos e Bebidas é parte crucial na estratégia de fidelizar pela experiência, na intenção que rege as ações da companhia francesa em tempos de economia compartilhada. Imbuída da vontade de fazer da alimentação uma vivência sensorial com pitadas particulares de cada local, a rede reuniu líderes de unidades brasileiras para um fórum de compartilhamento de práticas da Academia de Alimentos AccorHotels. O evento começou hoje (31), em São Paulo, e se justifica, entre outros razões, pela relevância financeira do nicho: a receita gerada por AeB nas unidades da empresa chegam a 30%, em média.

As atividades, prolongadas até amanhã (1), são organizadas pela F&B Academy que na parte latina da América é representada por Phillippe Trapp, coordenador da turma e diretor das bandeiras de categoria Luxo, Stephane Menou, Kei Nakai, Carlos Bernardo e Lucas Demetrescu. Todos revesam-se com convidados ao longo da programação com palestras e dinâmicas em grupo.

Entre os convidados a falar estão os empresários Facundo Guerra e Luis Fernando Myiamura, e pratas da casa como Catarina Nedavaska e Marcela Cerda, além da terapeuta Kátia Gonzalez Rocha Couto.

"Na área de AeB o que precisa ser levado em consideração é o pensamento e a ação 'fora da caixa'. É oferecer o diferente levando em consideração as possibilidades de bandeira e localização que o hotel tem", determina Trapp, que iniciou os trabalhos no Novotel Jaraguá. De acordo com o executivo francês o gerente ou hoteleiro que coordena empreendimentos Accor tem que libertar-se das amarras do convencional que costuma ditar o ritmo dessas unidades.

"O cliente que visita um hotel aos finais de semana não é o mesmo que está lá de segunda à sexta-feira. Por que então apresentar o mesmo cardápio, servir as mesmas opções de café da manhã?", questiona. 

Obviamente há também as limitações de marca hoteleira que precisam ser respeitadas, conforme sublinha o diretor. Mas apesar disso o que a empresa entusiasma é a autonomia de ações que movimentem a rotina desses empreendimentos e assim geram receita com público e experiência sensorial que os sabores e ambientes podem conferir.

Serviço
accorhotels.com