Fortaleza: Gastronomia e belas praias são destaque desta cidade-sede


Orla de Fortaleza 
(fotos: divulgação/Secretaria do Turismo do Ceará)

Destino mais procurado pelos brasileiros durante as últimas férias de verão, Fortaleza é uma das cidades-sede da Copa de 2014 e recebe, desde domingo, a Seleção Brasileira para o jogo de amanhã (17) contra o México. São quase 3 milhões de habitantes e atrações turísticas que incluem belas praias, pontos históricos, parques e uma cena gastronômica bastante variada.

A Praia do Futuro, literalmente cenário de cinema, junto com as praias do Mucuripe e de Iracema estão entre as faixas litorâenas mais conhecidas da capital cearense. Os visitantes podem aproveitar as famosas barraquinhas de praia e também passear de barco pela orla. Quem preferir andar pela cidade, a dica é conhecer prédios históricos como a Igreja de São Pedro, o Estoril e a Ponte Metálica; ou caminhar pelo calçadão da Av. Beira Mar.

É ali que se concentram a maioria dos 25 mil leitos hoteleiros da cidade - número estimado pela ABIH-CE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará). Próxima dali está o bairro do Varjota, conhecido por sua variada oferta gastronômica, de servindo desde pratos típicos do interior, como a carne de sol com paçoca e macaxeira, à culinária tipicamente praiana, com peixes e frutos do mar, além de pratos japoneses, portugueses, árabes, chineses, franceses e italianos.

Para o segmento corporativo e de eventos, a capital cearense oferece ainda diferentes espaços para feiras e exposições - a exemplo do Centro de Convenções do Ceará e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Números
Impulsionado pela Copa do Mundo, o fluxo de turistas estrangeiros deve ser grande neste período. As estimativas da Setur-CE (Secretaria do Turismo do Estado) são de que dos 350 mil turistas que chegam via Fortaleza, 40% deles são internacionais. No geral, os torcedores que vão acompanhar os seis jogos na Arena Castelão e seus acompanhantes devem ter um gasto médio per capita de R$ 1,9 mil em sua estada na cidade.

Confira algumas imagens de Fortaleza: 

Serviço
www.fortaleza.ce.gov.br

Comentários