O Turismo rural e o histórico foram alguns dos assuntos debatidos durante o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro realizado na região turística de Caminhos da Mata. O encontro, na cidade de Rio Bonito, reuniu gestores públicos e privados do segmento turístico.
 
O objetivo do Fórum é firmar a parceria da Setur-RJ com as secretarias do interior, mostrar os projetos que estão sendo desenvolvidos e auxiliar as cidades com suas demandas. Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, abriu o evento falando da importância do turismo como gerador de emprego e renda para os municípios. O Secretário lembrou que hoje o Rio de Janeiro é o segundo estado com maior representatividade em número de vagas no segmento.
 
"O Brasil tem 1,03 milhão de empregos no turismo. Desse total 200 mil vagas estão no Rio de Janeiro. Isso mostra a força do turismo dentro da economia do nosso Estado. A atividade é um importante fator de desenvolvimento para as cidades, uma vez que, com o aumento do fluxo de visitantes toda a cadeia produtiva da cidade é envolvida", disse Felix.
 
José Luiz Alves Antunes, prefeito de Rio Bonito agradeceu a presença da equipe da Setur-RJ/TurisRio e dos demais representantes da turismo da região. 
 
"O Fórum de turismo é um evento muito importante. O turismo é fonte de receita e onde podemos reforçar a economia de nossa cidade, Estado e país. Aqui na nossa região é preciso explorar o turismo ecológico e histórico. É preciso mostrar para as crianças a importância das nossas riquezas, valorizar nosso turismo rural, o nosso turismo da simplicidade", afirmou Antunes.
 
Já o prefeito de Silva Jardim, Anderson Alexandre, ressaltou que o Rio de Janeiro é, com certeza, o Estado mais bonito do Brasil e também aquele com vocação turística completa.
 
"Nosso Estado tem serra, mar, história, ecologia, enfim, tem atrativos diversos a poucos quilômetros da capital. O slogan da nossa cidade é "Turismo, nossa vocação". Eu acredito na atividade, mas sei de todo o trabalho que precisa ser desenvolvido para que o turismo se torne, num futuro próximo, a principal atividade do município", observou Alexandre. 
 
O encontro foi dividido em duas partes. Num primeiro momento foram apresentados projetos da Setur-RJ/TurisRio, visando a potencialização do turismo regional. Em seguida representantes de instituições e órgãos de importância para o desenvolvimento da atividade turística fizeram exposições, deram sugestões e apresentaram ações de sucesso que podem ser repetidas em outras cidades. Logo depois foi aberto um espaço para a plateia fazer sugestões e questionamentos e assinado, entre o IEEA – Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura – e a prefeitura de Rio Bonito, um termo de cooperação técnica para a sinalização turística do município.
 
Durante o evento foi entregue, ainda, aos representantes do turismo da região Caminhos da Mata, o Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. A publicação é um instrumento que tem como objetivo apoiar estudos, a organização e a estruturação do setor turístico.
 
Na parte da tarde foram entregues as carteiras dos artesãos cadastrados no Programa de Artesanato do Estado. O projeto é coordenado pela Setur-RJ/TurisRio desde junho de 2016 e já cadastrou mais de 9 mil artífices.

 

* Crédito da foto: divulgação/Setur/TurisRio