*De Curitiba (PR)


O português Miguel Pinto está há dois anos trabalhando no País
(foto: Filip Calixto)

Nascido na cidade do Porto, em Portugal, e trabalhando no Brasil há dois anos, Miguel Pinto, gerente geral do Mabu Curitiba Business, assumiu a gerência da outra unidade curitibana da rede, o Mabu Convention. Com passagens por empreendimentos europeus, o executivo comenta que para o Brasil o passo que ainda precisa ser dado está no gerenciamento de tarifas e no conhecimento acerca de práticas de revenue management, técnicas muito populares na hotelaria do Velho Continente.

"É nítido que a Europa está sim alguns passos adiante, e para o brasileiro falta interesse e conhecimento sobre as técnicas de valorização de tarifas usadas nos hotéis de lá", comenta o gerente de 36 anos e que passou 12 deles atuando em meios de hospedagem de Portugal e Inglaterra. De acordo com ele, entender práticas como essas é o necessário para valorizar o produto hotel. "Por aqui existem bons e eficientes profissionais nesse nicho. Mas ainda são poucos", completa.

Com formação acadêmica hoteleira, Pinto já chegou ao Brasil na companhia onde está até hoje, e assumindo o mesmo cargo gerêncial que ocupa atualmente. Em sua chegada, promoveu algumas mudanças significativas no hotel e dá exemplos. "Temos uma feijoada muito tradiconal aqui que é servida aos sábados. Nessa ocasião um pianista costumava se apresentar e quando cheguei achei que não havia muita relação entre o tipo de música e o espírtito do evento gastronômico e assim substitiu por uma repertório mais brasileiro", rememora.

A alteração surtiu efeito e o retorno de clientes em comentário foi logo percebido. "Alguns clientes, que sempre estão conosco comentaram sobre isso dizendo que o hotel havia acertado", conta.

Habituado ao clima e ao modo de vida da capital paranaense, o português sente-se um local e até dá dicas de passeios aos hóspedes. 

Sobre as diferenças entre os mercados em que já atuou, Pinto cita as leis trabalhistas brasileiras como um empecilho no cotidiano gerencial. "Existem muitas leis que, em certa medida, punem demais a empresa dificultando nosso meneira de gestão. mas isso é totalmente superável", conclui.

O gerente também foi responsável por conduzir uma reestruturação no Mabu Business.

Serviço 

www.hoteismabu.com.br