O governo federal anunciou ontem (27) uma série de iniciativas sustentáveis que devem ser promovidas durante a realização da Copa do Mundo, a partir do mês que vem. O projeto é realizado em parceria com as gestões das cidades-sede para alinhar a agenda ambiental às atividades ligadas com o Mundial.

O pacote de possui cinco eixos temáticos: gestão de resíduos e reciclagem, a partir de linha de apoio para a inclusão de catadores; certificação e gestão sustentável das arenas, com modelos de construção passíveis de certificação internacional; campanha Brasil Orgânico e Sustentável, que inclui a comercialização de produtos orgânicos e da agricultura familiar; compensação e mitigação das emissões, com chamada pública às empresas brasileiras para doarem créditos de carbono; e a campanha Passaporte Verde, incentivando consumidores e empresários a adotarem práticas mais sustentáveis.  

As ações foram coordenadas pelos ministérios do Meio Ambiente, do Esporte, do Turismo, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Desenvolvimento Agrário, e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Serviço
www.turismo.gov.br