lockdown - doriaDoria: se índices crescerem mais, governo será obrigado a adotar lockdown

Após decretar quarentena até o dia 31 de maio, o governador João Doria afirmou hoje (20) que ele e prefeitos das cidades da região metropolitana da capital paulista estão se esforçando para não decretar o lockdown, mas que se coronavírus seguir avançando pelo estado e as taxas de isolamento não forem satisfatórias, a medida será anunciada.

“Quero esclarecer mais uma vez que Bruno Covas (prefeito de São Paulo), prefeitos e prefeitas da região metropolitana e o governador do Estado de São Paulo estão fazendo todo o esforço possível para evitar o lockdown”, afirmou em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, segundo informações da Reuters.

“Nós temos o protocolo do lockdown pronto, — tenho dito isso nas duas últimas semanas — mas se pudermos evitar com ações, medidas e a solidariedade das pessoas que estão se resguardando, se protegendo e se isolando em casa, melhor”, disse Doria. “Mas se nós não tivermos solidariedade, os índices crescerem ainda mais e colocarmos em risco a vida das pessoas, seremos obrigados a adotar o lockdown.”

Lockdown: feriado e isolamento social

Doria ainda reforçou a importância do isolamento social no combate ao coronavírus durante os próximos dias em que feriados municipais foram antecipados pela prefeitura com o intuito de incentivar as pessoas a ficarem em casa. O governo estadual também propôs à Assembleia Legislativa de São Paulo a antecipação do feriado de 9 de julho para próxima segunda-feira (25).

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, São Paulo tem 69.859 casos confirmados da Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, com 5.363 mortes.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo