Entre outras tantas atrações, Gramado sedia o Festival de Cinema anualmente (fotos: Peter Kutuchian)Entre outras tantas atrações, Gramado sedia o Festival de Cinema anualmente
(fotos: Peter Kutuchian)

Gramado é uma das cidades de serra mais queridas do Brasil. É um modelo para outros destinos do País: entre os que já adotaram o exemplo está a vizinha Nova Petrópolis, distante 36 Km de Gramado. "Temos trabalhado há muito tempo no conceito de turismo, inclusive ensinando as crianças nas escolas, e estas quando crescem optam em iniciar empresas ligadas ao setor turístico. Há vários cidadãos que fizeram isso e hoje estão prósperos", diz o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

Para os amantes do vinho, 70 Km separam Gramado do Vale dos Vinhedos, com inúmeras vinícolas como as gigantes Valduga e Miolo e as pequenas como a Torcello e Alma Única. Além disso, é preciso conhecer o Roteiro Turístico do Caminho das Pedras, onde os turistas vivenciam a história da colonização na região. 

Canela dista de Gramado 7 km. A via que liga as cidades é a avenida das Hortênsias, palco de vários restaurantes tradicionais, com especialidade colonial e galeteria, fábricas de chocolate, lojas e algumas atrações diferentes e visitadas pela nossa reportagem – o museu de cera Dreamland, com cerca de 20 personagens distribuídas em vários ambientes; o Harley Motor Show, na verdade um bar que lembra as casas norte-americanas da famosa marca de motocicletas com alguns modelos expostos; o Hollywood Dream Cars, com mais de 50 carros em perfeito estado de conservação.

Outro atrativo ali são as paisagens naturais, como a Cachoeira do Caracol, situada na boca de um cânion formado há milhões de anos e o Parque da Ferradura, para quem prefere passar o dia caminhando em suas trilhas. Os parques temáticos também estão concentrados em Canela. O recém-inaugurado Terra Mágica Florybal fica numa área de 67 mil m² e conta com várias atrações infantis. Os destaques são a Terra dos Dinossauros e a Mina do Chocolate. As gigantescas estátuas e as réplicas quase perfeitas dos dinossauros chamam a atenção de crianças e adultos.

A região da Serra Gaúcha é um destino com muito atrativos naturais, gastronômicos e de consumo. Lembrando que para quem aprecia a enocultura há a opção em esticar até Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha e Nova Pádua para conhecer algumas vinícolas, o passeio será muito proveitoso. Porém, se preferir não sair de Canela, a Adega La Charbonnade é uma boa opção: fica próxima ao aeroporto e tem uma excelente variedade de rótulos da região.

Serviço
www.canela.rs.gov.br
www.gramado.rs.gov.br