Publicidade
Seg 09 Out 2017

Grande Hotel Senac fica sob gestão de estudantes em sexta edição do Alunos no Comando

Horas depois do final de seu expediente, João Paulo de Jesus Campos, estudante do quarto semestre de Tecnologia em Gastronomia do Senac, se viu apertando novamente a gravata preta ao redor do pescoço. Perto da 1h, na madrugada entre sexta-feira e sábado, o taubateano atravessou o campus de hotelaria do centro universitário onde estuda, em Campos do Jordão, para orientar os hóspedes retardatários quanto à portaria certa por onde seguir. Ele é um dos 105 alunos do Senac que, durante o último final de semana, ficaram responsáveis por conduzir a operação do Grande Hotel Senac, aprendendo na prática os entraves e responsabilidades que a administração de um meio de hospedagem exigem.

A promoção automática do estudante, que durante três dias foi gerente de Alimentos e Bebidas, é um dos desdobramentos do projeto Alunos no Comando que tem uma edição anual e a cada nova temporada vai ganhando mais adeptos e contornos mais interessantes. Em 2017, 13 estudantes atuaram em cargos de gerência e outros 92 distribuídos pelos diversos departamentos da unidade.

"Acreditamos que essa é uma iniciativa que ajuda esses jovens no sentido de viver de perto a profissão que escolheram seguir. Nessa experiência eles aprendem a gerenciar conflitos, trabalhar em equipe e desenvolver virtudes inerentes à profissão", resume Camila Moraes, diretora do Centro Universitário de Campos do Jordão.

Realizado pela sexta vez, o Alunos no Comando é uma adaptação de um evento criado pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos, e que acontece há mais de 80 anos. Trazida ao Brasil pelos professores do Senac, o projeto foi ganhando forma aos poucos e a cada ano cresce em tamanho e qualidade, segundo avaliam os próprios gestores da instituição

"Esse é o tipo de evento que testa as nossas vontades e desafios e se tivesse que dizer alguma coisa aos alunos que participam hoje é: 'os desafios não param; eles só mudam", discursou Dayane Kelly Nazaro Araujo, primeira gerente/aluna do projeto que em 2017 completou seis anos. Num discurso emocionado, Dayane falou aos estudantes, aos funcionários e, sobretudo, aos professores do Senac que ainda permanecem tocando o projeto. "Eles acreditam muito em nós e por isso essa é uma ocasião para aprender e agradecer".

Iniciada na sexta-feira (6), a programação contou com festas musicais, gincanas e atrações voltadas ao lazer, jantares especiais, oficinas e uma palestra reunindo empresários do ramo gastronômico. No painel Negócios e Tendências em Alimentação e Hospedagem, Edrey Momo, proprietário de diversos restaurantes em São Paulo, José Baratino, diretor do Eataly Brasil, e Marcelo Traldi, docente do Senac, revesaram-se contando experiência profissionais e percalços corriqueiros na vida de quem dedica-se ao segmento.

No ato de "devolução do hotel" aos gestores de todo dia, o grupo de alunos resslatou a alegria de fazer parte do projeto e a sensação de dever cumprido alcançada. "Agradecemos aos nossos pais, companheiros e aos professores que são nossa inspiração diária e responsáveis por nossa transformação através da educação", pontuou Isabela Dimes Vicente, que fez as vezes de gerente geral para o evento.

* Foto de capa: Arquivo HN

Notícias Relacionadas

Comentários

Contato

Telefone : (11) 3253-9762

Celular/Claro : (11) 976-527-506

Celular/Claro : (11) 976-536-848

redacao@hoteliernews.com.br

Rede Sociais
Newsletter