roteiros de charmePágina da associação de hotéis Roteiros de Charme
(imagem: www.roteirosdecharme.com.br)

Esta semana a associação Roteiros de Charme representou a hotelaria brasileira em uma reunião do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o PNUMA, e da ONU (Organização das Nações Unidas) para Alimentação e Agricultura. O evento ocorreu em Genebra, na Suíça, e teve como mote a luta contra a fome.

Sob o nome de Pensar. Comer. Preservar. Diga não ao Desperdício, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar as empresas para a redução do desperdício anual de alimentos em todo o mundo, que atualmente ronda 1 bilhão de toneladas. A meta da associação é conseguir reaproveitar 95% da sobra dos alimentos dos hotéis brasileiros até 2015.

Um dos empreendimentos que representa a iniciativa é o Plaza Inn Pousada do Capitão, da Allia Hotels em Ilhabela, São Paulo. O hotel faz parte do grupo ligado à sustentabilidade desde 2003, quando realizou treinamentos para reciclagem de materiais com sua equipe.

Em 2005 o empreendimento reestruturou sua lavanderia, passando a utilizar produtos biodegradáveis, e começou a direcionar os mesmos conceitos aos hóspedes em 2009, incentivando que os mesmos realizassem a separação dos materiais recicláveis consumidos durante a estadia.

Recentemente, o hotel investiu cerca de R$ 20 mil na troca de lâmpadas convencionais pelas de LED, que consomem menos energia. A gerente do hotel, Ana Guimarães, afirma que o empreendimento recicla 95% do lixo produzido em suas dependências. A adesão à chancela Roteiros de Charme reduziu o desperdício de alimentos em aproximadamente 30%.

Serviço
www.roteirosdecharme.com.br