Em 2003, as receitas do Grupo Pestana alcançaram ?216,4 milhões, o que correspondeu a um resultado operacional total de ?53,5 milhões. Na área hoteleira do grupo, o resultado operacional chegou a 41% do total, ou seja, ?21,9 milhões. A taxa de ocupação média anual para os 31 hotéis foi de 62%.
A contribuição da área internacional, onde estão também os atuais cinco hotéis da rede no Brasil (São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Natal), representou 21% dos resultados operacionais do grupo em 2003. Em 1999, representava 13%.
Esses dados foram apresentados pelo presidente do Grupo Pestana, Dionísio Pestana, durante coletiva à imprensa no Pestana Grand Hotel, a nona unidade da empresa na Ilha da Madeira, no último dia 30.
Segundo o Grupo Pestana, “o ano de 2003, à margem da crise mundial, revelou-se de conquista e de elevado crescimento, com a compra de duas novas unidades de quatro estrelas no Algarve, integradas no empreendimento Pestana Viking Hotel & Resort, e a aquisição do atual Pestana Trópico, na cidade da Praia, em Cabo Verde”.
No ano passado, recordou Dionísio Pestana, foram renovados diversas unidades como, por exemplo, o Pestana Alvor Praia, Pestana Atlantic Gardens, Pestana Bazaruto e Pestana Angra (esse no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro). E foi em setembro do ano passado o Grupo Pestana assumiu a responsabilidade pela gestão das Pousadas de Portugal.
Em 2004, o Grupo Pestana possui 7.453 quartos disponíveis (hotelaria e habitação periódica), o que representa um crescimento de 90,3% em relação ao número de quartos existentes no ano 2000. (Claudio Schapochnik)