Comunicada em novembro, a aquisição da Costa do Sauípe Resorts, localizada no litoral da Bahia, pelo Grupo Rio Quente virou realidade ontem (2), quando a companhia goiana passou a dar as cartas na operação do empreendimento nordestino. A transação envolveu cifras superiores a R$ 140 milhões e já teve sua aprovação regularizada junto ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A negociação é tida pelo grupo do Centro-Oeste brasileiro como um passo fundamental para se tornar um gigante no segmento de resorts no Brasil.

A integração será um processo de 90 a 180 dias, a depender das áreas estratégicas, para que, ao dobrar de tamanho e se tornar um dos maiores grupos nacionais do segmento, o Rio Quente possa oferecer ao turista duas opções de complexos de lazer e convenções: uma de praia, na Bahia, e outra de campo, em Goiás.

Segundo informado pela companhia, a integração se dará de maneira gradativa e cuidadosa por uma equipe liderada por 25 executivos do grupo. "A operação de Costa do Sauípe será mantida para garantir a excelência do atendimento a todos os hóspedes na temporada de Verão 2018, inclusive no mesmo regime (all inclusive). Nesta integração já está previsto a construção do CPDA (Centro de Produção de Alimentos), que conta com um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, com obras previstas para 2019 e funcionamento para 2020", informou o Rio Quente.

Para Francisco Costa Neto, CEO do Grupo Rio Quente, todos os detalhes desta integração são partes de uma campanha maior para valorizar a união e a cultura que, consequentemente, refletem no desempenho financeiro positivo e otimista. "Com a consolidação dos dois complexos, estamos caminhando para atingir uma receita bruta superior a R$ 600 milhões em 2018. A projeção de Capex entre 2017 e 2020 é de R$ 900 milhões. Além dos números positivos, queremos ser referência em entretenimento e garantir a experiência dos nossos clientes", comenta o executivo.

Novos planos
Com a junção das operações, a empresa passa a administrar 12 hotéis e cinco pousadas, que somam mais de 2,7 mil apartamentos, 1,9 milhão de hóspedes visitantes/ano, quatro mil colaboradores e 29 mil membros nos programas de férias compartilhadas dos dois complexos. 

O grupo assegura que irá lançar mão de sua expertise na administração de hotéis e dos três parques que já possui no Rio Quente – Hot Park, Parque das Fontes e Eko Adventure Park – para implementar ações de estratégia e inovação em Sauípe. Para esta área, estão previstos investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão em projetos de inovação para as duas unidades; e R$ 3,5 milhões de Capex em 2018. 

A gestão otimizada de diversas áreas irá permitir uma economia na ordem de R$ 20 milhões/ano ao unificar as áreas BackOffice, eficiência operacional e renegociação de grandes contratos. 

E, sobre a unidade de férias compartilhadas – Rio Quente Vacation Ownership -, a estratégia é crescer 10% em receita de vendas em RQ e somando Sauípe, 25%. Neste segmento em que a operação do Grupo Rio Quente já está consolidada, o crescimento se dará por meio dos canais de inovação como Mini-Vac, Sales Opportunities Center (televendas) e Itinerantes. Os membros do RQVC e Sauípe Club serão comunicados, em breve, sobre como realizar o intercâmbio entre as propriedades e suas vantagens.

* Crédito da foto na capa: divulgação/Costa do Sauípe