O Guia Brasil 2005, publicação do Guia Quatro Rodas (Editora Abril), premiou nesta segunda (4), no DirecTV Music Hall, em São Paulo, os dez melhores hotéis do País em seis categorias. Confira abaixo os grandes vencedores da publicação em 2005. (Claudio Schapochnik)


Hilton Morumbi: bi-campeão de luxo
(foto divulgação)

Melhor Luxo
“Hilton – Pelo segundo ano consecutivo, o hotel localizado no Morumbi, em São Paulo, leva a melhor na categoria. Além de manter a qualidade dos serviços, o conforto e a modernidade, também criou novidades para os exigentes hóspedes. Entre elas estão pacotes culturais e apartamentos relaxantes, com cores diferentes, incensos e produtos especiais. Como se não bastasse, o restaurante Canvas, um dos melhores da cidade, permanece estrelado pelo Guia 4 Rodas.”

Novidades do Ano
Sul: Pestana – Na rua mais charmosa da capital paranaense, duas torres interligadas por um centro de convenções e um centro cultural abrigam hotel e prédio de escritórios. Nos apartamentos, TV 29″ e acesso grátis à Internet banda-larga. Na cobertura, a área de lazer tem uma das maiores piscinas entre os hotéis da cidade e uma linda vista panorâmica de Curitiba.”


Holiday Inn Parque Anhembi, gerenciado por Dagoberto Silva:
primeiro prêmio em menos de um ano de operação
(foto Claudio Schapochnik)

Sudeste: Holiday Inn Parque Anhembi – O esqueleto inacabado da construção que mais tarde serviria de estrutura para o hotel era ponto de referência na marginal do rio Tietê. Quando a rede InterContinental assumiu a obra, em pouco tempo a paisagem mudou. O que antes contribuía para a poluição visual de São Paulo agora é um prédio imponente, com 780 apartamentos no padrão executivo que a cidade exige. Localizado ao lado do Sambódromo, dá acesso ao Centro de Convenções do Anhembi e tem restaurante 24h.”
Centro-Oeste: Intercity – Situado em rua tranqüila, muito próxima do centro comercial de Cuiabá (MT), o hotel conta com salas de convenções estruturadas e os melhores apartamentos da região. Todos espaçosos e com ótima mobília. Pessoas com necessidades especiais podem reservar o aposento adaptado com portas mais largas, banheiro sem box nem degraus, barras de apoio e espelho inclinado. Espaços comuns, como recepção, restaurante e bar, fazem a linha clean. Uma piscina com raia semi-olímpica ocupa a área de lazer.”
Norte: Tiwa Amazone Ecoresort – Perfeito para quem quer chegar perto da Floresta Amazônica sem abrir mão do conforto. Apesar de estar localizado em Manaus (AM), é cercado de mata e fica a 20 minutos de barco da praia de Ponta Negra. Os apartamentos, suspensos sobre um lago, são feitos de madeira. Como a intenção é propiciar descanso não há televisão. O maior atrativo, no entanto, é a trilha sobre as árvores que leva à “casa do Tarzan”, construída a 25 metros de altura. Caminhadas na mata e roteiros de barco estão entre os passeios típicos.”
Nordeste: Kiaroa Maraú Beach Resort – Fica bem longe do asfalto, como tudo no vilarejo de Barra Grande, litoral baiano. O melhor acesso é por barco ou por pequenas aeronaves que aterrissam em uma pista de pouso ao lado do mini-resort. A ilha de Bali serve como inspiração para a decoração repleta de bangalôs luxuosos com piscina privativa, TV 29″, hidro e cama com dossel, armação ornamental forrada de tecido. No centro da piscina principal, uma ilha gramada convida ao ócio em confortáveis espreguiçadeiras. Para reforçar o clima de férias, até os funcionários usam chinelos.”


Hóspede no quarto do andar feminino: pioneirismo da Atlantica
(foto divulgação)

Inovação em Serviço
“Rede Atlantica Hotels – A rede criou serviços diferentes para um público que cresce cada dia mais: mulheres que viajam sozinhas. Em 26 hotéis pelo menos um andar é exclusivo para elas, com serviços prestados somente por mulheres. Os apartamentos são equipados com maquiagem, balança, meias finas, kit para o cuidado das unhas e frigobar com itens light, entre outros produtos.”

Melhor Hotel de Lazer no Interior
“Estância Atibainha – Oferece atividades variadas aos hóspedes que vão até Nazaré Paulista (SP). A piscina térmica coberta garante a diversão mesmo nos dias de chuva. Há também passeios de trenzinho para crianças e programas para a terceira idade. Os amplos apartamentos têm varanda com rede.”


Piscinas do Recanto das Águas, em Balneário Camboriú (SC)
(foto divulgação)

Melhor Hotel de Lazer na Praia
“Recanto das Águas – Com vista para a praia, fica em trecho quase particular da orla de Balneário Camburiú (SC). Atividade é o que não falta: piscina térmica com três raias, fitness center com personal trainner, massagem, tratamentos faciais e ofurô.”

Melhor Pousada Para Casais
“Quinta dos Pinhais – O clima aconchegante é assegurado pelas lareiras presentes em todos apartamentos. Isolada na cidade de Santo Antônio do Pinhal (SP), a pousada tem vista privilegiada para os vales da serra da Mantiqueira. Faz diferença também o serviço atencioso, que recebe os hóspedes com vinho frisante, bombom, frutas, café e chocolate nos chalés.”
Fonte: Guia Brasil 2005.