A hotelaria continua oferecendo ótimas e premiadas opções gastronômicas. Segundo a cotação máxima da classificação do Guia Brasil 2005 (três estrelas), das seis casas dessa categoria três estão localizadas em hotéis – Cipriani (Copacabana Palace, Rio de Janeiro), Fasano (Hotel Fasano, São Paulo) e Locanda della Mimosa (Petrópolis).
Os outros três restaurantes três estrelas que não ficam em hotéis são o Antiquarius (Rio de Janeiro/RJ), Laurent e Massimo (São Paulo/SP). Ao todo, o Guia Brasil 2005 lista 2.286 restaurantes, sendo 244 estreladas.
Confira abaixo a crítica de cada um dos três restaurantes de hotel que foram premiados pela publicação. (Claudio Schapochnik)


Copacabana Palace: a casa do Cipriani
(foto divulgação)

Cipriani, Rio de Janeiro (RJ)
“Liderado pelo chef Francesco Carli, que já passou pelo Cipriani de Veneza, o charmoso Cipriani do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, segue a moderna cozinha italiana, principalmente do norte do país. A sucessão de receitas criativas e equilibradas de Carli é acompanhada pela famosa vista da piscina do hotel e por inesquecíveis petit-fours ao final do banquete.”

Fasano, São Paulo (SP)
“O recesso de quatro meses e a mudança para o hotel Fasano em 2003 não diminuíram o ritmo do mais tradicional restaurante italiano do país. A casa voltou com um cardápio ainda mais diversificado, um ambiente tão luxuoso quando o anterior e a mesma qualidade na confecção de receitas clássicas e modernas da especialidade, importantes feitos do restaurateur Rogério Fasano e do chef Salvatore Loi. O grupo de restaurantes mais profissional do Brasil se recoloca no Olimpo da gastronomia nacional.”

Locanda della Mimosa, Petrópolis (RJ)
“A casa de Petrópolis é a melhor prova de que excelência gastronômica também pode ser alcançada fora de um grande centro urbano. No restaurante do hotel Locanda della Mimosa não falta profissionalismo, mas é inegável que seus grandes méritos na cozinha italiana estão apoiados na competência do chef e proprietário Danio Braga.”
Fonte: Guia Brasil 2005.