Preocupada com a qualificação do setor, a ABIH-SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seção Santa Catarina, realiza entre os dias 9 e 11 de agosto, no CentroSul, na capital catarinense, a 30ª edição da Encatho & Exprotel, evento que reúne mais de 50 palestrantes e debatedores em três dias de qualificação, relacionamentos e negócios.

Um dos destaques da edição é a participação do esportista Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão do Vôlei, como palestrante confirmado. O atleta participou de três Olímpiadas, gerenciou clubes e já ministrou mais de 400 palestras pelo País, onde conta as suas experiências acumulados nos 23 anos como esportista (sendo 15 deles na seleção brasileira) e agora, como gestor.

"Todos temos nossas conquistas e obstáculos, mas independente da função, o que você tem que sempre lembrar é que a sua ação é a mais importante, pois tem outros que dependem dela", afirmou Jukoski.

8º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira
O evento ocorre em paralelo à programação do Encatho & Exprotel e tem como tema: "O que há de novidade e tendência na operação hoteleira". Ao todo serão seis palestrantes e um case de sucesso – surpresa que finaliza a edição deste ano. Em 2015 cerca de 500 profissionais do setor participaram do momento de capacitação, já em 2016 as vagas foram limitadas a 120 pessoas. Neste ano, mais uma vez, o momento de aperfeiçoamento da gestão hoteleira conta com assuntos variados e fundamentais para o sucesso da hotelaria nacional.

As atividades do Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira ocorrem no segundo dia do evento (10), das 9h às 17h.

Além da palestra do Paulão, confira os assuntos abordados nas palestras que fazem parte desta programação: 

Tecnologias de comunicação na operação hoteleira
Lara Perdigão aborda as novidades na área tecnológica e demais ferramentas que promovem a integração dos setores dos meios de hospedagem. Além disso, analisa os mecanismos atuais e os que serão tendência, que medem a satisfação do hóspede por setor, implicando em melhorias e oportunizando a qualificação das operações internas. A partir destas abordagens, Lara, que além de Relações Públicas realiza consultoria na área de recepção, comercial, reservas, operação interna, vendas e marketing de atendimento em meios de hospedagens, afirma que o aspecto humano e sua capacidade de lidar com tais ferramentas será fundamental para o sucesso do colaborador e a qualidade do serviço prestado pelo hotel ou pousada. Saiba mais!
 
Gestão de rouparia
Treinar a governança no sentido de cuidar e organizar o enxoval hoteleiro para que as peças durem o máximo possível é a principal ação para quem deseja diminuir as perdas. Carla Trindade dá dicas práticas e apresenta cases que envolvem o gerenciamento do enxoval e os muitos aspectos técnicos que impactam nos custos do setor. A palestrante, que é membro ativa do Comitê de Governança, Manutenção, Recepção e Reservas, vai orientar como administrar, controlar e prolongar a vida útil do enxoval, fazer inventário, verificar percentual de perda, aquisição e reposição entre uma temporada e outra, além de dar dicas práticas sobre o que as camareiras devem e o que não devem fazer com o enxoval. Saiba mais!
 
A invisibilidade do setor de Manutenção
A manutenção hoteleira é um dos setores que tem grande importância dentro da administração de um hotel. O palestrante Paulo Ricardo Oliveira, que atualmente é gerente de infraestrutura do Condomínio Complexo Turístico Il Campanário, aborda questões como a visão que os outros setores da empresa têm do setor de infraestrutura, além de sua importância e reconhecimento. Buscando explicar qual o objetivo da manutenção e como fazer para que ela seja considerada um centro de criação de valor. Saiba mais!
 
Controle sustentável em meios de hospedagem
Eliminar pragas utilizando técnicas ecológicas e sustentáveis é um desafio enorme na gestão hoteleira. Por isso, Randy Baldresca, diretor da empresa Biópolis Eco Controle de Pragas Urbanas traz em sua palestra dicas para superar este problema e cases de sucesso que já controlaram baratas, ratos e cupins sem agredir o meio ambiente. Saiba mais!
 
Como desenvolver competências no dia a dia da hotelaria
Pryscila Silveira aborda o desafio do empoderamento pessoal nos setores de um meio de hospedagem. Membro do Núcleo de Gestão de Pessoas da ACIF, a palestrante também é psicóloga organizacional e consultora de RH na empresa Priscylla Silveira Desenvolvimento Profissional Ltda. Ela explica qual a importância do desenvolvimento de competências, bem como, o crescimento profissional na hotelaria, trazendo dicas e as formas como se pode alcançar o tão desejado sucesso profissional.

* Crédito da foto: Juliana Bellegard/Arquivo HN