Quanto uma música pode influenciar no interesse dos viajantes por um determinado destino? O hit "Despacito", dos porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee é um desses casos, segundo apontam os principais sites de viagens em todo o mundo, que registraram, depois da explosão do ritmo, o aumento da procura dos viajantes pelo destino Porto Rico.

A música tornou-se um sucesso instantâneo, inspirando até mesmo o ídolo teen Justin Bieber a lançar uma versão com a sua participação, alcançando primeiro lugar no ranking da Billboard no último dia 20 de maio. O vídeo da música tornou-se o clipe mais popular na plataforma YouTube, atingindo a marca de três bilhões de visualizações em 4 de agosto.

Por Gay Nagle Myers para o Travel Weekly

O hit do momento gerou uma onda de pesquisas on-line sobre hotéis e pacotes de viagens para o destino. Na Hotels.com, as buscas para Porto Rico aumentaram 45% entre 17 de abril e 17 de junho, em comparação com as mesmas datas em 2016, de acordo com Taylor Cole, porta-voz da plataforma.

"Esse índice de 45% é baseado em pesquisas realizadas em todos os hotéis durante esse período. Pesquisas dos Estados Unidos para Porto Rico superaram esse número, com crescimento de mais de 50%", declarou Cole. "Sabemos que a cultura popular tem uma forte influência nas decisões de viagens. Porto Rico é o lar dos intérpretes da música e é um grande sucesso. Nossos dados sugerem que o "Despacito" está encorajando mais pessoas na exploração do destino", complementou.

O Expedia registrou o aumento da demanda por Porto Rico por meio de todos os seus sites durante o primeiro semestre do ano e, particularmente, no segundo trimestre, quando a demanda de viagens cresceu 20% em relação do segundo trimestre de 2016. Segundo informações da empresa, os principais países emissores foram os Estados Unidos, seguidos pelo Canadá e México.

O aumento também foi visto no Orbitz (40%); Cheap Tickets (24%); Travelocity (10%); e Travelzoo (25%) entre janeiro e junho deste ano.

Leia a matéria completa aqui.

* Crédito da foto: Pixabay/alexortiz05