Ambiente acolhedor do Refúgio do Pescador, o restaurante
da Hospedaria das Brisas, em Santa Catarina
(fotos: Chris Kokubo)
 
Inaugurada em 1996 com cinco apartamentos, a Hospedaria das Brisas localiza-se a 300 m da bela Praia do Rosa, ao sul de Florianópolis, capital catarinense. Quatorze anos após abrir as portas para os hóspedes, Fernanda Kalil e seu marido, Carlos Frederico Behrends, gaúchos, oferecem atualmente 10 UHs, todas confortavelmente decoradas.
 
Para complementar a hospitalidade, o casal resolveu, há alguns anos, abrir o Refúgio do Pescador, restaurante indicado pelo Guia Quatro Rodas e por muitos entendedores locais como um dos melhores da região para saborear frutos do mar.
 
 
A recepção do hotel e o candelabro em ferro,
que separa o restaurante do bar
 
 
A imagem do Espírito Santo foi um brinde dado em uma campanha que reunia os melhores restaurantes do Rosa

 
 
Camarões à moda do Rosa, com molho de tomates frescos, muita salsa e oliva extra virgem, servido com arroz perfumado com capim-limão, é uma das tentações do cardápio
 
 
Das 10 UHs, três oferecem lareira e sete têm sala
 
Quiosque com churrasqueira e sala de jogos são dois
dos ambientes de lazer oferecidos pela Hospedaria

 
“Foi um processo bem natural. Vínhamos aqui por causa do surfe, acampávamos na casa de pescadores, passávamos as férias tranquilamente. Em 1988, construímos a casa e começamos a veranear. Quando resolvemos montar a pousada, fui a Búzios, Angra dos Reis, cidades do Nordeste e a algumas no Uruguai, comecei a me hospedar com outro olhar. Aqui não temos limite de horário para o café da manhã, para que cada hóspede possa fazer tudo no seu ritmo, curtir a natureza, descansar. Quem vem ao Rosa gosta de natureza aliada ao conforto”, afirma Fernanda.
 
A sala de estar pede tranquilidade e incita a uma boa leitura
 
O chão frio das UHs com lareira ganhou piso de madeira, entre outras mudanças que a Hospedaria realizou no final de 2009

 
As tarifas variam de R$ 180 a R$ 240 por casal,
com café da manhã, dependendo da época do ano
 
 
Entre os objetos de decoração, as baleias que enchem os olhos
entre julho e novembro, um espetáculo à parte
 
Em 2003, a Praia do Rosa foi eleita por uma ONG francesa como uma das baías mais belas do mundo, e continua a ser a única praia brasileira a ostentar o título. Preservação ambiental, surf, lagoas, mar cristalino, areias brancas e a presença das baleias franca de julho a novembro, que vêm da Antártida para dar à luz na região e incentivar ainda mais o turismo são alguns dos atributos que levaram o Rosa a receber o título dos estrangeiros e ser escolhida por centenas de brasileiros a cada ano, seja no sol do verão, seja nas temperaturas mais amenas do inverno. Trata-se de um excelente destino independente da época do ano.
(Chris Kokubo)
 
Serviço
Hospedaria das Brisas e Refúgio do Pescador
Caminho do Alto do Morro
Tel.: 48 3355-6020 e 48 3355-6036