Praia de Ipióca, em Maceió
​(foto: arquivo HN/Peter Kutuchian)​

Segundo dados do Boletim de Ocupação Hoteleira, levantado pela Secretaria de Turismo de Alagoas, os meios de hospedagem de Maceió registraram alta de 20,86% na ocupação durante o mês de junho. O índice positivo é pautado numa comparação do período com época idêntica no ano passado.

O relatório apontou que 47.644 pessoas estiveram nos hotéis da capital no último mês, enquanto que em junho do ano passado esse número foi de 38.496 visitantes. Comentando o levantamento, Jeanine Pires, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, pondera que os números são satisfatórios e revelam o potencial turístico da capital alagoana, mesmo na baixa temporada.

Ainda segundo a pesquisa, o primeiro semestre do ano contou com um fluxo de 363.813 visitantes, sendo janeiro o mês de maior destaque, apresentando um total de 76.444 hóspedes. 

O Sudeste continuou sendo a principal região brasileira emissora de visitantes para Maceió. São Paulo aparece com 31,63% do total, seguido de Minas Gerais (6,40%) e Rio de Janeiro (5,88%). Os estados do Rio Grande do Sul, com 7,52% e Pernambuco, com 7,75%, também se destacaram. 

Visão oposta
O relatório da Secretaria estadual contrapõe-se ao recente comunicado emitido pela ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), em sua filial alagoana. Apontado a crise financeira brasileira como causadora, a associação hoteleira aponta queda de 3,5% na ocupação durante o mês de maio e afirma que, para julho, o desempenho permanece em queda, dessa vez de 10% – os números sempre analisam a comparação entre o mês e período idêntico no ano anterior. A ABIH não aponta, no entanto, números relacionados ao desempenho do setor hoteleiro em junho.

Serviço
www.sedetur.al.gov.br