Os dois hotéis InterContinental no País – Rio de Janeiro e São Paulo – estão investindo na educação ambiental de seus funcionários e praticando a reciclagem do lixo. Por meio de um projeto de reciclagem auto-sustentável, baseado em incentivos, os funcionários dos hotéis se beneficiam de acordos locais com empresas que processam vários materiais reciclados.
No InterContinental São Paulo, os funcionários, por iniciativa própria, formaram o Comitê de Gestão Ambiental. O objetivo é conscientizar hóspedes, familiares, colegas e a comunidade quanto à importância da reciclagem.
Em parceria com o Instituto Recicle Milhões de Vidas, o comitê realizou, neste ano, oficinas de materiais reciclados e aulas sobre o meio ambiente no parque Siqueira Campos (Trianon), para cerca de 50 crianças de 5 a 12 anos – todos filhos de funcionários.
O hotel promove ainda o uso racional de toalhas e roupas de camas entre os hóspedes e recicla o lixo, gerando cerca de 40 quilos diários de material reaproveitável.
Na Cidade Maravilhosa
No InterContinental Rio, o hotel já arrecadou neste ano cerca de R$ 52 mil com a venda de materiais reciclados. Parte desse valor é revertida para a compra de cestas básicas, presentes de Natal para os funcionários e seus filhos, além de eventos com a comunidade. A venda do lixo reciclado também possibilitou a compra de 20 bebedouros e o sorteio de dois computadores para os seus profissionais.
Com a implantaão do projeto, o InterContinental Rio calcula uma economia mensal de 30% no uso do ar-condicionado, da água e de energia elétrica, devido à otimimização do uso desses recursos.
Além disso, já foram reciclados 904 quilos de garrafas pet, 1.109 pilhas, 12,7 t de plástico, 9,7 t de lixo orgânico e 17,2 t de papelão, entre dezenas de outros produtos. (Claudio Schapochnik)