Natureza, lazer e tranqüilidade são os pontos-chave do Hotel Fazenda São João
(fotos: Thais Medina)

Área verde, atrativos para crianças, adolescentes, adultos, idosos, famílias e participantes de eventos. Se é isso que o hóspede procura, o Hotel Fazenda São João, em São Pedro, no interior de São Paulo, é a pedida certa.

Por Thais Medina

Distribuída em uma área de 130 mil m² de reserva ecológica, a unidade possui 1,2 mil metros de ruas calçadas, três minas de água mineral e variadas espécies de plantas. Simplicidade e hospitalidade são suas palavras-chaves, o que pode ser observado nos apartamentos e até mesmo na recepção, onde encontra-se também um computador para uso dos hóspedes.


Vista externa da recepção

  
No interior, simplicidade e bom atendimento, além de um computador com internet para o uso dos hóspedes

Entretenimento
Com lazer para diversas idades, o empreendimento oferece um pesqueiro, cinco piscinas, sendo uma infantil, uma de biribol e três térmicas – parque aquático infantil, semi-olímpica e piscina média -, toboágua para crianças, toboágua com 35 m de pista aquática e 6,5 m de altura, playground, quadras poliesportiva e de tênis iluminadas, campo de futebol, quadra de vôlei de praia, sala de DVD, cozinha da mamãe, trenzinho, fitness center com instrutor, salão de cabelereiro, capela, sauna a vapor e salão de jogos – com opções eletrônicas, pebolim, sinuca e pingue-pongue. Há ainda espaços para carteado, com diversas mesas e sofás, e, para os mais aventureiros, cavalos ficam à disposição em uma cocheira. Tudo acompanhado por monitores treinados.


Lago para pescaria


Piscina para adultos com toboágua de 35 m de pista aquática

 
Do lado direito da piscina, o bar, e do lado esquerdo, a área da churrasqueira


Piscina infantil decorada com um elefante…


…e um mini toboágua no formato de um caracol


Quatra de tênis com iluminação própria


Campo de futebol society


Quadra de vôlei de praia: diversão para ‘jogadores’ e para a criançada


A ‘casa’ do fitness center

 
Equipamentos disponíveis para os hóspedes, que contam também com o apoio de um instrutor

 
Mesas para carteado…


…e salão de jogos


A cocheira, de onde os hóspedes partem para passeios a cavalo com duração
de 40 minutos a duas horas e meia

Alimentos & bebidas
Todas as hospedagens incluem pensão completa (café da manhã, almoço e jantar), disponiblizadas em um restaurante em sistema buffet com capacidade para até 500 pessoas e iluminação natural. A gastronomia é internacional e de comida típica brasileira. Ainda no departamento de A&B, são oferecidos como opções uma lanchonete e um American Bar para 100 pessoas.

Para eventos ou mesmo para uso do restaurante do hotel, há uma churrasqueira com capacidade para atender 400 pessoas com forno à lenha caipira acoplado.


Restaurante com capacidade para 500 pessoas


Área da churrasqueira e forno à lenha caipira

Hospedagem
As 113 unidades habitacionais do hotel são distribuídas em quatro categorias. Ao todo são três Suítes super luxo, com 44,6 m² decoradas em estilo colonial, com quarto e sala e ventilador de teto nos dois ambientes; 18 Suítes luxo, com 39,35 m², sendo seis conjugados, com dois quartos com camas box spring e varanda individual com rede; 52 Suítes de 39,35 m², sendo 28 conjugadas, decoradas em estilo colonial rústico, com quarto, sala e varanda com rede; e 40 apartamentos de 25,9 m² com duas camas box spring. Todas possuem banheiro com ducha e estacionamento e são equipadas com frigobar, som, TV, telefone, ar-condicionado e ventilador de teto.


Estacionamento dos apartamentos


Quarto de um apartamento

 
Decoração colonial rústica faz parte de algumas categorias de UHs

 
Sala e quarto de casal de uma Suíte super luxo

 
Quartos para casal e duplo de Suíte luxo

Eventos
O hotel disponibiliza quatro áreas para eventos, totalizando 18 salas, com capacidade total e simultânea para mais de 2 mil pessoas, com espaços planejados para diversos tipos de encontros equipados com ar-condicionado, tratamento acústico, boa iluminação e equipamento e pessoal de apoio.

São Pedro
Conhecida como a capital do bordado e famosa por sua paisagem serrana, por suas cachoeiras e cascatas e pela oferta de esportes de aventura, São Pedro fica a 175 km da capital paulista. Vale ressaltar que dentro da cidade encontra-se o município de Águas de São Pedro, que possui cerca de 25 hotéis, vive totalmente do turismo e oferece tratamentos com águas medicinais, como a sulfurosa – da juventude -, a sulfatada sódica radioativa – para tratamento de fígado, visícula biliar e intestinos -, e a bicarbonata sódica – para azia, excesso de acidez gástrica, diabetes e cálculos renais.

É em São Pedro onde se encontra o mini horto, no Parque Municipal, que é ponto de chegada de peregrinos que partem de Santana do Parnaíba, também no estado de São Paulo, e caminham 200 km por dez dias. Lá, oram a Santiago e São Francisco durante uma missa ao ar livre na Casa de Santiago.

Além do turismo religioso, outra opção bastante explorada é o turismo de aventura, com esportes que incluem cascading – descer uma cachoeira pendurado por uma corda -,tirolesa, trilha de jipe, balonismo e vôo de parapente.


Apesar do contraste da cor escura com a banheira branca, a água está
limpa e pronta para uma sessão de rejuvenescimento com
um banho no líquido sulfuroso


Um pouco da cidade de São Pedro: flores e muito verde


Entrada do Horto Municipal…


…onde se encontra a Casa de Santiago


Do lado esquerdo, São Francisco, e do direito, Santiago

 
O turismo religioso é um dos grandes atrativos do município

 
Outro ponto de interesse dos turistas é a natureza…


…e, com ela, alguns esportes de aventura. Na foto, o treinamento para
descer a cachoeira pendurado por uma corda

  
Durante o cascading, equipamentos de segurança e sensação de liberdade


Também para os aventureiros, tirolesa…
(foto: divulgação)


…trilhas de jipe com diversos graus de dificuldade…
(foto: divulgação)


…e rampa com um vale ao fundo…


…de onde turistas e moradores partem para vôos livres de parapente

Serviço
Hotel Fazenda São João
Avenida Paschoal Antonelli, 800
São Pedro – SP
19 3433-5411
www.hotelfazendasaojoao.com.br