Após 30 anos, o Hotel of Doom, da Coréia do Norte, talvez esteja quase concluído. A estrutura piramidal surgiu há três anos, mas ficou paralisadas algumas vezes. No entanto, imagens de satélite parecem mostrar que o trabalho foi reiniciado. O empreendimento, já previsto com três mil quartos em 105 andares, conhecido como Ryuryong Hotel, está com guindastes e caminhões de construção em torno de sua base.

Houve rumores de que as autoridades planejam abrir parte da propriedade para o público em breve. O turista alemão Till Mosler, que visitou o destino recentemente, disse que os seus guias afirmaram que o hotel terminaria em um futuro próximo. Em dezembro de 2016, a Telegraph Travel informou ter notado que luzes foram detectadas no interior do hotel, enquanto a Orascom, responsável pela construção, estava em Pyongyang para discutir o futuro da propriedade.

A construção foi iniciada em 1987 como plano de desenvolvimento da indústria de turismo no país, estabelecida po Kim Il-Sung. A obra custou US$ 470 milhões, que representava, na época, 2% do PIB da Coréia do Norte. Em 1992, a Coréia do Norte teve um período mais difícil, após o colapso da União Soviética, seu principal benfeitor. O regime norte-coreano tentou reviver o projeto. Em 2008, as janelas foram adicionadas e, no mesmo ano, foi anunciado a data de sua abertura, esperada para 2012, coincidindo com o 100º aniversário do 'Presidente Eterno', Kim Il-Sung.

* Foto da Capa: Shutterstock/Gavin Hellier