Na entrada do hotel, alguns chafarizes recebem os hóspedes
(foto: divulgação/Jual Comunicação)

Nascida no Brasil a Nobile Hotéis descobriu a América. Há um ano a companhia passou a operar um empreendimento de bandeira Gran Nobile – marca upscale da rede – em Ciudad del Este, no Paraguai. Agora, satisfeita com a experiência, sonha com outras aventuras internacionais e com a abertura de novos mercados. Manancial de bons resultados, o hotel paraguaio é responsável pela craição de paradigmas dentro da empresa, tanto no que diz respeito às particularidades de equipe e clientes, quanto no tocante aos impostos e custos operacionais do país vizinho.  

"A experiência está sendo enriquecedora. O sistema tributário é muito diferente do Brasil. Menos burocrático e menos oneroso ao negócio na comparação. Os funcionários são amigáveis e têm sede de aprendizado", considera Roberto Bertino, fundador e presidente da companhia que ainda controla 22 empreendimentos pelo Brasil. "Já estamos 'enturmados' no mercado junto aos principais players locais e acreditamos que muito temos a realizar naquele empreendimento".

A crença no destino como importante para a companhia está baseada nos números alcançados. Nos primeiros 12 meses de trabalhos, o meio de hospedagem anotou crescimento de 30% no RevPar (receita por apartamento disponível) do edifício, que antes era gerado por outra organização. Na distribuição aos investidores o saldo positivo foi de 60%. 

"Essa experiência nos levará a expandir nossas bandeiras nos países sul-americanos com mais facilidade, pois agora temos a experiência e um case de sucesso", diz Bertino. O Gran Nobile Ciudad del Este fez com que a companhia deixasse de ser nacional e, para os próprios gestores da companhia, chancelou o que era apenas uma opinião: que eram capazes de atuar no mercado estrangeiro. "Nossos colaboradores se orgulham disso, nossos investidores valorizam o feito e nossos clientes se engajam mais à rede, pois disporão de mais destinos nacionais e internacionais". 

Ampliando em serviço, o hotel passou a alargar também o público que recebe. Os paraguaios, uruguaios e argentinos, que eram e ainda são os mais presentes na unidade, ganharam a companhia de hóspedes brasileiros, que agora também são frequentadores.

Apesar da intenção, a ampliação do portfólio da rede fora do solo brasileiro ainda não materializou-se. Por ora, ainda não há nada encaminhado para novas empreitadas sul-americanas, mas, levando em conta o desempenho paraguaio, isso pode acontecer em breve.

Questões estruturais
Sobre o prédio onde está o Gran Nobile, Bertino articula que não houve mudanças expressivas, pois a propriedade já atendia bem os requisitos de um hotel de luxo com apartamentos e áreas comuns muito bem montados. Cassino, áreas de eventos e de entretenimento para até duas mil pessoas completam o que há disponível.


Da área de lazer, a vista do prédio com apartamentos


Um dos quartos da unidade que é classificada como upscale


O hotel tem forte apelo de lazer por conta de sau estrutura


A piscina chama atenção por seu tamanho

Serviço

nobilehoteis.com.br