De hoje (30) até domingo, dia 3 de setembro, acontece no Hotel Serra da Estrela, em Campos do Jordão (SP), a 6ª edição do Vegfest, maior evento vegetariano da América Latina, realizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira. A primeira edição aconteceu em 2016 e o evento já passou por São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Recife.

A expectativa dos organizadores para esta edição é de receber mais de 1,5 mil participantes de mais de 120 cidades diferentes.

"O Vegfest Brasil é uma experiência única e transformadora, de grande conexão com o vegetarianismo e veganismo, networking com pessoas incríveis que vivem e se interessam por essa causa, senso de propósito coletivo e alinhamento com seus princípios e valores", explica Ricardo Laurino, presidente da Sociedade Vegetariana do Brasil.

O Serra da Estrela passa por uma transição e atualmente já é quase inteiramente vegano. Nos dias do evento, o cardápio será 100% vegano. A ocupação para o Vegfest já está lotada, mas, segundo a organização, outros hotéis do entorno também oferecerão cardápio vegan-friendly durante a realização do evento.

“Já somos cerca de 5 milhões de veganos e 16 milhões de vegetarianos, e uma grande parte da sociedade está passando por um despertar para uma alimentação mais consciente — uma que seja ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Não existe alimentação verdadeiramente consciente que não passe pelo vegetarianismo e veganismo”, argumenta Guilherme Carvalho, secretário-executivo da SVB, que conta que o Vegfest Brasil vem crescendo significativamente a cada edição.

 Além das palestras, um espaço intitulado “Cozinha Show” com capacidade para 200 pessoas sentadas receberá os principais chefs que dominam a culinária vegana, que apresentarão tortas, bolos, patês, queijos, pratos plant-based, preparações crudívoras e sem glúten, e até hambúrgueres e bifes vegetais. “Independentemente da abordagem – mais natural, mais fast food, etc. –  os chefs convidados preconizarão receitas capazes de deslumbrar qualquer pessoa, incluindo quem come carne”, explica Laurino.
 
Na área externa do hotel, aberta ao público, o Vegfest terá uma feira vegana com mais de 40 expositores de comidas, cosméticos, produtos de higiene, organizações sem fins lucrativos, food trucks e outros atrativos. A feira poderá ser freqüentada por qualquer pessoa, independente de sua inscrição no evento.
 
Pesquisadores e estudantes de pós-graduação e graduação também terão um espaço para apresentar os seus trabalhos. Um dos objetivos do congresso é fomentar o desenvolvimento de uma ciência moderna que forneça elementos necessários para a consolidação de uma economia mais ética, saudável e sustentável, livre do uso de animais. Para isso, serão acolhidos para apresentação no Vegfest trabalhos científicos em sete eixos temáticos. Mais informações no site vegfest.com.br.

* Crédito da imagem: divulgação/Valle da Mídia Assessoria de Comunicação e Imprensa