Fausto Pugliese, encarregado de Planejamento e Controle de Produção da M.Martan, falou sobre a importância de se escolher bem o fornecedor de rouparia para diminuir custos. Para chamar a atenção dos hoteleiros presentes, sua equipe levou amostras de tecidos para que todos tocassem e observassem na hora algumas das especificações técnicas que ele fez durante a apresentação.

 

Com a demonstração foi possível perceber que mesmo alguns tecidos com características como número de fios e tipologia iguais, podem apresentar diferenças ao toque e durabilidade dependendo do tratamento dado pelo fabricante, que inclui lavagem, pré-encolhimento, amaciamento e tingimento, entre outros. “Devido às variações, o fundamental é a confiabilidade e parceria com o fornecedor para que você saiba que ele está vendendo o melhor para o seu empreendimento e você tenha a melhor relação custo beneficio.”

 

Uma opção para verificar se as especificações do produto em si correspondem ao que está sendo vendido, é solicitar a entidades como o Senai um laudo do tecido. Durante a palestra foi explicado que o preço desse tipo de serviço pode varia muito, mas gira em torno de R$ 700.

 

Para manter a qualidade da rouparia e aumentar sua vida útil o ideal é possuir quatro “trocas” – enquanto uma está na lavagem, outra está em descanso (o período ideal é 48h), a terceira em uso e a última sendo retirada.

(Aline Costa)

 

Serviço

www.hoteltec.com.br